Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31215
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino de física para estudantes autistas
Título (s) alternativo (s): Physics teaching for autistic students
Autor: Corrêa, Taylor Jeferson Alves Rodrigues
Primer orientador: Santos, Adevailton Bernardo dos
Primer miembro de la banca: Kagimura, Ricardo
Segundo miembro de la banca: Cavalheiro, Ademir
Resumen: Embora a época atual seja conhecida como “a era da inclusão”, é pouco comum discussões e pesquisas que busquem metodologias de ensino que de fato dialoguem com o estudante que está dentro do transtorno do espectro autista (TEA). Nesta obra foi aplicado um questionário a 31 indivíduos que estão dentro do espectro, sobre a forma com que estes aprendem e como foram suas respectivas vivencias durante a educação básica, como também um levantamento bibliográfico acerca do tema. A partir da análise deste questionário foi possível verificar que além da falta de interesse nos conteúdos presentes na base curricular provinda do transtorno, há também a falta de preparo dos professores e a dificuldade na convivência com os colegas que juntos, tornam o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes um verdadeiro desafio. A partir destas e de outras reflexões, tais como respostas dadas pelos estudantes entrevistados acerca de seus hiperfocos e possíveis correlações com disciplinas ofertadas no ensino básico e a falta de condições para a aplicação desta pesquisa, o presente trabalho propõe um plano de ensino que use como ferramenta o hiperfoco do aluno, trazendo assim uma interdisciplinaridade, que conecte a matéria de maior interesse do mesmo com a disciplina ministrada pelo professor, além de também buscar conscientizar os professores, com foco principal nos docentes da física, sobre a realidade de jovens com TEA.
Abstract: Although the current era is known as “the era of inclusion”, discussions and research that seek teaching methodologies that actually dialogue with the student who is within the autism spectrum disorder (ASD) is uncommon. In this work, a questionnaire was applied, to 31 individuals who are within the spectrum, about the way they learn and how their respective experiences were during basic education, as well as a bibliographic survey about the theme. From the analysis of this questionnaire it was possible to verify that in addition to the lack of interest in the contents present in the curricular base resulting from the disorder, there is also the lack of preparation of teachers and the difficulty in living with colleagues who together make the teaching process- learning of these students a real challenge. Based on these and other reflections, such as answers given by the interviewed students about their hyperfocuses and possible correlations with subjects offered in basic education and the lack of conditions for the application of this research, the present work proposes a teaching plan that uses as the student's hyperfocus tool, thus bringing interdisciplinarity, which connects the subject of greatest interest to the subject taught by the teacher, in addition to also seeking to make teachers aware, with a primary focus on physics teachers, about the reality of young people with ASD .
Palabras clave: Plano de ensino
Lesson plan
Transtorno do espectro autista
Autism spectrum
Metodologia expositiva dialogada
Dialogued expository methodology
Hiperfoco
Hyperfocus
Ensino de física
Physics teaching
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CORREA, Taylor Jeferson Alves Rodrigues. Ensino de física para estudantes autistas. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31215
Fecha de defensa: 4-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoFísicaEstudantes.pdfTCC1.08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.