Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31215
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Corrêa, Taylor Jeferson Alves Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T16:05:51Z | - |
dc.date.available | 2021-02-05T16:05:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.citation | CORREA, Taylor Jeferson Alves Rodrigues. Ensino de física para estudantes autistas. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31215 | - |
dc.description.abstract | Although the current era is known as “the era of inclusion”, discussions and research that seek teaching methodologies that actually dialogue with the student who is within the autism spectrum disorder (ASD) is uncommon. In this work, a questionnaire was applied, to 31 individuals who are within the spectrum, about the way they learn and how their respective experiences were during basic education, as well as a bibliographic survey about the theme. From the analysis of this questionnaire it was possible to verify that in addition to the lack of interest in the contents present in the curricular base resulting from the disorder, there is also the lack of preparation of teachers and the difficulty in living with colleagues who together make the teaching process- learning of these students a real challenge. Based on these and other reflections, such as answers given by the interviewed students about their hyperfocuses and possible correlations with subjects offered in basic education and the lack of conditions for the application of this research, the present work proposes a teaching plan that uses as the student's hyperfocus tool, thus bringing interdisciplinarity, which connects the subject of greatest interest to the subject taught by the teacher, in addition to also seeking to make teachers aware, with a primary focus on physics teachers, about the reality of young people with ASD . | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Plano de ensino | pt_BR |
dc.subject | Lesson plan | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Autism spectrum | pt_BR |
dc.subject | Metodologia expositiva dialogada | pt_BR |
dc.subject | Dialogued expository methodology | pt_BR |
dc.subject | Hiperfoco | pt_BR |
dc.subject | Hyperfocus | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.title | Ensino de física para estudantes autistas | pt_BR |
dc.title.alternative | Physics teaching for autistic students | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Adevailton Bernardo dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1605668451459011 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kagimura, Ricardo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4166460153649533 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cavalheiro, Ademir | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4449808403081908 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7550122706403295 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Embora a época atual seja conhecida como “a era da inclusão”, é pouco comum discussões e pesquisas que busquem metodologias de ensino que de fato dialoguem com o estudante que está dentro do transtorno do espectro autista (TEA). Nesta obra foi aplicado um questionário a 31 indivíduos que estão dentro do espectro, sobre a forma com que estes aprendem e como foram suas respectivas vivencias durante a educação básica, como também um levantamento bibliográfico acerca do tema. A partir da análise deste questionário foi possível verificar que além da falta de interesse nos conteúdos presentes na base curricular provinda do transtorno, há também a falta de preparo dos professores e a dificuldade na convivência com os colegas que juntos, tornam o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes um verdadeiro desafio. A partir destas e de outras reflexões, tais como respostas dadas pelos estudantes entrevistados acerca de seus hiperfocos e possíveis correlações com disciplinas ofertadas no ensino básico e a falta de condições para a aplicação desta pesquisa, o presente trabalho propõe um plano de ensino que use como ferramenta o hiperfoco do aluno, trazendo assim uma interdisciplinaridade, que conecte a matéria de maior interesse do mesmo com a disciplina ministrada pelo professor, além de também buscar conscientizar os professores, com foco principal nos docentes da física, sobre a realidade de jovens com TEA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 57 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoFísicaEstudantes.pdf | TCC | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.