Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCorrêa, Taylor Jeferson Alves Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-02-05T16:05:51Z-
dc.date.available2021-02-05T16:05:51Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationCORREA, Taylor Jeferson Alves Rodrigues. Ensino de física para estudantes autistas. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31215-
dc.description.abstractAlthough the current era is known as “the era of inclusion”, discussions and research that seek teaching methodologies that actually dialogue with the student who is within the autism spectrum disorder (ASD) is uncommon. In this work, a questionnaire was applied, to 31 individuals who are within the spectrum, about the way they learn and how their respective experiences were during basic education, as well as a bibliographic survey about the theme. From the analysis of this questionnaire it was possible to verify that in addition to the lack of interest in the contents present in the curricular base resulting from the disorder, there is also the lack of preparation of teachers and the difficulty in living with colleagues who together make the teaching process- learning of these students a real challenge. Based on these and other reflections, such as answers given by the interviewed students about their hyperfocuses and possible correlations with subjects offered in basic education and the lack of conditions for the application of this research, the present work proposes a teaching plan that uses as the student's hyperfocus tool, thus bringing interdisciplinarity, which connects the subject of greatest interest to the subject taught by the teacher, in addition to also seeking to make teachers aware, with a primary focus on physics teachers, about the reality of young people with ASD .pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de ensinopt_BR
dc.subjectLesson planpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutism spectrumpt_BR
dc.subjectMetodologia expositiva dialogadapt_BR
dc.subjectDialogued expository methodologypt_BR
dc.subjectHiperfocopt_BR
dc.subjectHyperfocuspt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.titleEnsino de física para estudantes autistaspt_BR
dc.title.alternativePhysics teaching for autistic studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adevailton Bernardo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605668451459011pt_BR
dc.contributor.referee1Kagimura, Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalheiro, Ademir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449808403081908pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7550122706403295pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEmbora a época atual seja conhecida como “a era da inclusão”, é pouco comum discussões e pesquisas que busquem metodologias de ensino que de fato dialoguem com o estudante que está dentro do transtorno do espectro autista (TEA). Nesta obra foi aplicado um questionário a 31 indivíduos que estão dentro do espectro, sobre a forma com que estes aprendem e como foram suas respectivas vivencias durante a educação básica, como também um levantamento bibliográfico acerca do tema. A partir da análise deste questionário foi possível verificar que além da falta de interesse nos conteúdos presentes na base curricular provinda do transtorno, há também a falta de preparo dos professores e a dificuldade na convivência com os colegas que juntos, tornam o processo de ensino-aprendizagem destes estudantes um verdadeiro desafio. A partir destas e de outras reflexões, tais como respostas dadas pelos estudantes entrevistados acerca de seus hiperfocos e possíveis correlações com disciplinas ofertadas no ensino básico e a falta de condições para a aplicação desta pesquisa, o presente trabalho propõe um plano de ensino que use como ferramenta o hiperfoco do aluno, trazendo assim uma interdisciplinaridade, que conecte a matéria de maior interesse do mesmo com a disciplina ministrada pelo professor, além de também buscar conscientizar os professores, com foco principal nos docentes da física, sobre a realidade de jovens com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoFísicaEstudantes.pdfTCC1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.