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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31166
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0936-5028 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Processos de tomada da palavra em LI: da língua objeto à sujeição à língua |
Alternate title (s): | Processes of word taking: from the language object to the subjection to the language |
Author: | Ângelo, Rogério de Castro |
First Advisor: | Hashiguti, Simone Tiemi |
First member of the Committee: | Zacchi, Vanderlei José |
Second member of the Committee: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
Summary: | Neste trabalho, propusemo-nos a pesquisar as representações dos/as alunos/as do Centro de Idiomas (CENID) de um Instituto Federal em relação ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, mais especificamente em relação ao processo de tomada da palavra para a produção oral em língua inglesa. Algumas das perguntas que buscamos responder ao longo desta dissertação foram: Quais as discursividades dos/as alunos/as do CENID sobre seus respectivos processos de inscrição subjetiva na língua inglesa? Por que os/as estudantes de língua inglesa muitas vezes não se sentem autorizados/as a enunciar oralmente em língua inglesa? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar os processos de inscrição discursiva na língua inglesa por parte dos/as alunos/as do CENID. No que se refere à constituição do corpus, utilizamos a proposta AREDA , desenvolvida por Serrani-Infante (1998a), tanto como metodologia de coleta dos depoimentos quanto no que se refere aos construtos da Análise do Discurso que embasaram tal proposta. Para a análise do corpus, articulamos um diálogo entre a Análise do Discurso (AD) de tradição francesa conforme praticada no Brasil (GADET; PÊCHEUX, 2004; PÊCHEUX, 1993, 1997, 2015), a Linguística Aplicada (LA) (FABRICIO, 2006; MOITA LOPES, 1998, 2006; PENNYCOOK, 1998, 2001, 2006, 2007; RAJAGOPALAN, 2003, 2006) e o pensamento decolonial (LANDER, 2000; MALDONADO-TORRES, 2007; MIGNOLO, 2003). A partir da análise dos depoimentos dos/as participantes da pesquisa foram se configurando duas montagens distintas, mas inter-relacionadas, na relação entre os sujeitos aprendizes e a língua inglesa, uma montagem racional e uma montagem afetiva, sendo que as práticas de oralidade funcionam como elemento desestabilizador em relação às tentativas de controle sobre a língua. |
Abstract: | In this work, we set out to research the representations of the students of a Language Center (CENID) of a Federal Institute in relation to the process of teaching and learning English, more specifically in relation to the process of taking the word for oral production in English. Some of the questions we sought to answer throughout this dissertation were: What are the discourses of CENID students about their subjectification processes in the English language? Why do English language students often feel they are not authorized to speak English? The general objective of this research was to investigate the processes of subjectification in the English language by CENID students. Regarding the constitution of the corpus, we used the AREDA proposal, proposed by Serrani-Infante (1998a) both as a method for collecting testimonies and regarding the Discourse Analysis constructs that support it. For the analysis of the corpus, we articulated a dialogue between Discourse Analysis (DA) of French tradition as practiced in Brazil (GADET; PÊCHEUX, 2004; PÊCHEUX, 1993, 1997, 2015), Applied Linguistics (AL) (FABRICIO, 2006; MOITA LOPES, 1998, 2006; PENNYCOOK, 1998, 2001, 2006, 2007; RAJAGOPALAN, 2003, 2006) and decolonial thought (LANDER, 2000; MALDONADO-TORRES, 2007; MIGNOLO, 2003). From the analysis of the testimonies of the research participants, two different, but intertwined, configurations were configured in the relationship between the learning subjects and the English language, a rational and an affective assemblage, and the oral practices work as a destabilizing element in relation to the attempts to control the language. |
Keywords: | Ensino-aprendizagem de língua inglesa English Language Teaching and Learning Tomada da palavra Word taking Pensamento Decolonial Decolonial Thought Montagem sujeito-língua(gem) Subject-language assemblage |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Subject: | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | ANGELO, Rogério de Castro. Processos de tomada da palavra em LI: da língua objeto à sujeição à língua. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.790 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.790 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31166 |
Date of defense: | 22-Dec-2020 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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