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dc.creatorÂngelo, Rogério de Castro-
dc.date.accessioned2021-01-29T11:28:11Z-
dc.date.available2021-01-29T11:28:11Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.citationANGELO, Rogério de Castro. Processos de tomada da palavra em LI: da língua objeto à sujeição à língua. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.790pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31166-
dc.description.abstractIn this work, we set out to research the representations of the students of a Language Center (CENID) of a Federal Institute in relation to the process of teaching and learning English, more specifically in relation to the process of taking the word for oral production in English. Some of the questions we sought to answer throughout this dissertation were: What are the discourses of CENID students about their subjectification processes in the English language? Why do English language students often feel they are not authorized to speak English? The general objective of this research was to investigate the processes of subjectification in the English language by CENID students. Regarding the constitution of the corpus, we used the AREDA proposal, proposed by Serrani-Infante (1998a) both as a method for collecting testimonies and regarding the Discourse Analysis constructs that support it. For the analysis of the corpus, we articulated a dialogue between Discourse Analysis (DA) of French tradition as practiced in Brazil (GADET; PÊCHEUX, 2004; PÊCHEUX, 1993, 1997, 2015), Applied Linguistics (AL) (FABRICIO, 2006; MOITA LOPES, 1998, 2006; PENNYCOOK, 1998, 2001, 2006, 2007; RAJAGOPALAN, 2003, 2006) and decolonial thought (LANDER, 2000; MALDONADO-TORRES, 2007; MIGNOLO, 2003). From the analysis of the testimonies of the research participants, two different, but intertwined, configurations were configured in the relationship between the learning subjects and the English language, a rational and an affective assemblage, and the oral practices work as a destabilizing element in relation to the attempts to control the language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino-aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.subjectEnglish Language Teaching and Learningpt_BR
dc.subjectTomada da palavrapt_BR
dc.subjectWord takingpt_BR
dc.subjectPensamento Decolonialpt_BR
dc.subjectDecolonial Thoughtpt_BR
dc.subjectMontagem sujeito-língua(gem)pt_BR
dc.subjectSubject-language assemblagept_BR
dc.titleProcessos de tomada da palavra em LI: da língua objeto à sujeição à línguapt_BR
dc.title.alternativeProcesses of word taking: from the language object to the subjection to the languagept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Hashiguti, Simone Tiemi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040384573709289pt_BR
dc.contributor.referee1Zacchi, Vanderlei José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4371391097248165pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Cristiane Carvalho de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816796200788055pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, propusemo-nos a pesquisar as representações dos/as alunos/as do Centro de Idiomas (CENID) de um Instituto Federal em relação ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, mais especificamente em relação ao processo de tomada da palavra para a produção oral em língua inglesa. Algumas das perguntas que buscamos responder ao longo desta dissertação foram: Quais as discursividades dos/as alunos/as do CENID sobre seus respectivos processos de inscrição subjetiva na língua inglesa? Por que os/as estudantes de língua inglesa muitas vezes não se sentem autorizados/as a enunciar oralmente em língua inglesa? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar os processos de inscrição discursiva na língua inglesa por parte dos/as alunos/as do CENID. No que se refere à constituição do corpus, utilizamos a proposta AREDA , desenvolvida por Serrani-Infante (1998a), tanto como metodologia de coleta dos depoimentos quanto no que se refere aos construtos da Análise do Discurso que embasaram tal proposta. Para a análise do corpus, articulamos um diálogo entre a Análise do Discurso (AD) de tradição francesa conforme praticada no Brasil (GADET; PÊCHEUX, 2004; PÊCHEUX, 1993, 1997, 2015), a Linguística Aplicada (LA) (FABRICIO, 2006; MOITA LOPES, 1998, 2006; PENNYCOOK, 1998, 2001, 2006, 2007; RAJAGOPALAN, 2003, 2006) e o pensamento decolonial (LANDER, 2000; MALDONADO-TORRES, 2007; MIGNOLO, 2003). A partir da análise dos depoimentos dos/as participantes da pesquisa foram se configurando duas montagens distintas, mas inter-relacionadas, na relação entre os sujeitos aprendizes e a língua inglesa, uma montagem racional e uma montagem afetiva, sendo que as práticas de oralidade funcionam como elemento desestabilizador em relação às tentativas de controle sobre a língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration132pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.790pt_BR
dc.orcid.putcode87795943-
dc.crossref.doibatchidc0b06616-a151-461e-929e-904a4d21fb62-
dc.subject.autorizadoLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de portuguêspt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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