Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31100
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Livro didático de matemática no CBA: sua importância para a formação de conceitos
Título (s) alternativo (s): Mathematics textbook at CBA: its importance for concept formation
Autor: Faria, Nadir Soares de
Primer orientador: Jesus, Osvaldo Freitas de
Resumen: Este trabalho tem por objetivo analisar os fatores que influenciam a formação de conceitos matemáticos no Ciclo Básico de Alfabetização e a importância do livro didático de matemática naquele processo. O trabalho baseia-se em princípios da teoria cognitivista, especialmente dos autores: Ausubel, Piaget e Vigotsky e em dados levantados junto a professores da rede estadual. Analisa também dados levantados junto à 40a SRE sobre os resultados de aprovação em matemática nos últimos anos, nas séries iniciais do ensino fundamental e sobre livros didáticos utilizados nas escolas estaduais de Uberlândia. Procura-se aqui relacionar todo esse estudo com as dificuldades de aprendizagem em matemática e com o conteúdo e metodologia apresentados nos livros didáticos. Conclui-se que os livros didáticos analisados têm a sua importância para a educação embora não estejam muito embasados nas teorias psicológicas e pedagógicas atuais e não tragam a colaboração esperada para a aprendizagem em matemática. No final, algumas sugestões são apresentadas para que esses livros realmente sejam importantes para professores e alunos e contribuam para a melhoria do ensino em matemática e conseqüentemente para a formação de conceitos.
Abstract: The aim of this study is to analyse the causes that have influence in Math concept formation in the first two years of the elementary school (C.B.A.) and the significance of the didactic book in this process. The study has its support in principies of the cognitivism theory, specially from the authors: Ausubel, Piaget and Vigotsky and data collected from teachers from public schools. It also analyses data collected from the 40a S.R.E. (40a Regional Teaching Office) related to students success in Mathematics in the last years, in the beginning of the elementary school and about didactic books used in public schools of Uberlândia. All this study is related here with the difficulties of Math learning and with the contents and method present in the didactic books. It concludes that the didactic books analysed have their significance for education, although they are not quite based in the psychological and pedagogical theories of the presente days and they don’t bring the expected contribution to Math learning. Finally, some sugestions are presented in order to make those books really important for the teachers and students and to give their contribution to the improvement of Math teaching and consequently, to the concepts formation.
Palabras clave: Ciclo Básico de Alfabetização
Matemática
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Alfabetização
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: FARIA, Nadir Soares de. Livro didático de matemática no CBA: sua importância para a formação de conceitos. 1997. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.29.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.29
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31100
Fecha de defensa: 1997
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LivroDidáticoMatemática.pdf4.35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons