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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31010
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2547-9743 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Os contos de fadas e os livros infantis da Logosofia: diferentes perspectivas |
Título (s) alternativo (s): | Fairy tales and children's Logosophy books: diferent perspectives |
Autor: | Pereira, Rayanne Rodrigues |
Primer orientador: | Arena, Adriana Pastorello Buim |
Primer miembro de la banca: | Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de |
Segundo miembro de la banca: | Miranda, Maria Irene |
Resumen: | O presente trabalho propõe uma análise voltada para a literatura infantil dentre dois caminhos de estudos, os contos de fadas, em especial o conto de Cinderela em duas versões, a de Charles Perrault e a dos Irmãos Grimm, e a concepção da Ciência Logosófica acerca da literatura destinada as crianças. Para iniciar esse debate, foi apresentada a origem dos contos de fadas, sua relação com a mitologia, como também as concepções da psicanálise de Bettelheim (2018) sobre o referido conto, pois ele considera que há um significado implícito nas narrativas. Contrapondo a ideia da psicanálise, a Ciência Logosófica manifesta que o irreal pode causar prejuízo a mente infantil, pois a criança, dependendo da sua faixa etária, ainda está no início da sua capacidade de reflexão. A partir da análise do enredo de Cinderela e os livros trazidos pela Logosofia entende-se pelo princípio teórico de cada um a diferença de propósitos com as histórias, pois Cinderela é um texto literário que não têm a intenção explícita de ensinar algo as crianças, mesmo que isso possa acontecer de forma contingente. Já as histórias paradidáticas da Logosofia estão à serviço de ensinar algo específico as crianças sobre o seu mundo interno. |
Abstract: | The work that will be presented below propose an analysis focused on children’s literature, between two study paths, the fairy tale, in special the tale of Cinderella in versions of Charles Perrault and Grimm Brothers, and the conception of logosophical Science about the literature for children. To start this debate, was presented the beginning of the fairy tale and their relation with de mythology as also the Bettelheim conceptions of psychoanalysis (2018) about the quoted tale, because it considers that there is implied meaning in the narratives. Contrasting the psychoanalysis idea, the logosophical Science says the unreal can cause some injury in the minds of the children because depending on age, it’s in the start of the reflection ability. From the analysis of Cinderella plots and the books brought by analysis logosophy understand by the theoretical principle of each one, the difference of purpose with the stories because Cinderella is literary text that doesn’t explicit intention to teach something to the children even that this can happen contingently. The educational stories of logosophy are in the service of teaching children something specific about their inner world. |
Palabras clave: | Literatura infantil Contos de fadas Cinderela Ciência Logosófica |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PERERIA, Rayanne Rodrigues. Os contos de fadas e os livros infantis da Logosofia: diferentes perspectivas. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31010 |
Fecha de defensa: | 11-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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