Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30965
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3586-8937
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: As Ciências Biológicas na Educação de surdos: olhares e abordagens nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontros Regionais de Ensino de Biologia (EREBIO)
Autor: Moreira, Sandy Gabrielle Alves
Primer orientador: Silva, Keli Maria de Souza Costa
Primer miembro de la banca: Mourão, Marisa Pinheiro
Segundo miembro de la banca: Santos, Claudiene
Resumen: A Educação Inclusiva tem sido destaque em intersecção com os vários campos do saber, incluindo a Biologia. Nesse sentido, tal pesquisa teve como objetivo buscar compreender como o ensino das Ciências Biológicas ocorre para os alunos surdos. Para alcançar tal meta foi realizada uma pesquisa exploratória, a pesquisa bibliográfica contou com os seguintes descritores: surdo; língua de sinais; Libras; e surdez, buscando trabalhos publicados nos Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO), disponíveis no acervo online do SBEnBio. Como resultados os dados obtidos demonstram, desde o primeiro registro (2005 até 2019), quarenta e cinco trabalhos publicados, destacando os anos de 2016 e 2018 que contém oito e vinte e nove artigos, respectivamente. Esses dados relatam o cumprimento da legislação do uso da Libras como disciplina obrigatória na Licenciatura; entretanto, há a necessidade de relatos de experiência nos quais possam se basear a melhor formação de professores de Biologia para o estudante surdo.
Abstract: Inclusive Education has been performing a significant role in different fields of knowledge, including Biology. Hence, the present research aims to comprehend how deaf students are being taught in the Biological Sciences classroom. To reach this goal, a bibliographic research was conducted by searching for papers published in Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) and Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO), available at the SBEnBio online archive, that listed the keywords: deaf; sign language; Libras; and deafness. As the results demonstrate, since the first record in the archive (2005 to 2019), forty-five papers were published, specially in the years of 2016 and 2018, which had eight and twenty-nine articles published, respectively. The data collected indicate compliance with the law for the inclusion of Libras as a compulsory subject within teaching degrees. However, there is the necessity of reports that can help to biology majors to teach deaf students.
Palabras clave: Surdo
Deaf
Ensino de Biologia
Biology teaching
Libras
Libras
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MOREIRA, Sandy Gabrielle Alves. As Ciências Biológicas na Educação de surdos: olhares e abordagens nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontros Regionais de Ensino de Biologia (EREBIO). 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30965
Fecha de defensa: 11-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CienciasBiologicasEducaçao.pdfTCC1.16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons