Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30965
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3586-8937 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | As Ciências Biológicas na Educação de surdos: olhares e abordagens nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontros Regionais de Ensino de Biologia (EREBIO) |
Autor: | Moreira, Sandy Gabrielle Alves |
Primer orientador: | Silva, Keli Maria de Souza Costa |
Primer miembro de la banca: | Mourão, Marisa Pinheiro |
Segundo miembro de la banca: | Santos, Claudiene |
Resumen: | A Educação Inclusiva tem sido destaque em intersecção com os vários campos do saber, incluindo a Biologia. Nesse sentido, tal pesquisa teve como objetivo buscar compreender como o ensino das Ciências Biológicas ocorre para os alunos surdos. Para alcançar tal meta foi realizada uma pesquisa exploratória, a pesquisa bibliográfica contou com os seguintes descritores: surdo; língua de sinais; Libras; e surdez, buscando trabalhos publicados nos Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO), disponíveis no acervo online do SBEnBio. Como resultados os dados obtidos demonstram, desde o primeiro registro (2005 até 2019), quarenta e cinco trabalhos publicados, destacando os anos de 2016 e 2018 que contém oito e vinte e nove artigos, respectivamente. Esses dados relatam o cumprimento da legislação do uso da Libras como disciplina obrigatória na Licenciatura; entretanto, há a necessidade de relatos de experiência nos quais possam se basear a melhor formação de professores de Biologia para o estudante surdo. |
Abstract: | Inclusive Education has been performing a significant role in different fields of knowledge, including Biology. Hence, the present research aims to comprehend how deaf students are being taught in the Biological Sciences classroom. To reach this goal, a bibliographic research was conducted by searching for papers published in Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) and Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO), available at the SBEnBio online archive, that listed the keywords: deaf; sign language; Libras; and deafness. As the results demonstrate, since the first record in the archive (2005 to 2019), forty-five papers were published, specially in the years of 2016 and 2018, which had eight and twenty-nine articles published, respectively. The data collected indicate compliance with the law for the inclusion of Libras as a compulsory subject within teaching degrees. However, there is the necessity of reports that can help to biology majors to teach deaf students. |
Palabras clave: | Surdo Deaf Ensino de Biologia Biology teaching Libras Libras |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MOREIRA, Sandy Gabrielle Alves. As Ciências Biológicas na Educação de surdos: olhares e abordagens nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontros Regionais de Ensino de Biologia (EREBIO). 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30965 |
Fecha de defensa: | 11-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CienciasBiologicasEducaçao.pdf | TCC | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons