Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30965
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3586-8937
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: As Ciências Biológicas na Educação de surdos: olhares e abordagens nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontros Regionais de Ensino de Biologia (EREBIO)
Author: Moreira, Sandy Gabrielle Alves
First Advisor: Silva, Keli Maria de Souza Costa
First member of the Committee: Mourão, Marisa Pinheiro
Second member of the Committee: Santos, Claudiene
Summary: A Educação Inclusiva tem sido destaque em intersecção com os vários campos do saber, incluindo a Biologia. Nesse sentido, tal pesquisa teve como objetivo buscar compreender como o ensino das Ciências Biológicas ocorre para os alunos surdos. Para alcançar tal meta foi realizada uma pesquisa exploratória, a pesquisa bibliográfica contou com os seguintes descritores: surdo; língua de sinais; Libras; e surdez, buscando trabalhos publicados nos Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO), disponíveis no acervo online do SBEnBio. Como resultados os dados obtidos demonstram, desde o primeiro registro (2005 até 2019), quarenta e cinco trabalhos publicados, destacando os anos de 2016 e 2018 que contém oito e vinte e nove artigos, respectivamente. Esses dados relatam o cumprimento da legislação do uso da Libras como disciplina obrigatória na Licenciatura; entretanto, há a necessidade de relatos de experiência nos quais possam se basear a melhor formação de professores de Biologia para o estudante surdo.
Abstract: Inclusive Education has been performing a significant role in different fields of knowledge, including Biology. Hence, the present research aims to comprehend how deaf students are being taught in the Biological Sciences classroom. To reach this goal, a bibliographic research was conducted by searching for papers published in Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) and Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO), available at the SBEnBio online archive, that listed the keywords: deaf; sign language; Libras; and deafness. As the results demonstrate, since the first record in the archive (2005 to 2019), forty-five papers were published, specially in the years of 2016 and 2018, which had eight and twenty-nine articles published, respectively. The data collected indicate compliance with the law for the inclusion of Libras as a compulsory subject within teaching degrees. However, there is the necessity of reports that can help to biology majors to teach deaf students.
Keywords: Surdo
Deaf
Ensino de Biologia
Biology teaching
Libras
Libras
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MOREIRA, Sandy Gabrielle Alves. As Ciências Biológicas na Educação de surdos: olhares e abordagens nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontros Regionais de Ensino de Biologia (EREBIO). 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30965
Date of defense: 11-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CienciasBiologicasEducaçao.pdfTCC1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons