Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Sandy Gabrielle Alves-
dc.date.accessioned2021-01-07T17:48:24Z-
dc.date.available2021-01-07T17:48:24Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.citationMOREIRA, Sandy Gabrielle Alves. As Ciências Biológicas na Educação de surdos: olhares e abordagens nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontros Regionais de Ensino de Biologia (EREBIO). 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30965-
dc.description.abstractInclusive Education has been performing a significant role in different fields of knowledge, including Biology. Hence, the present research aims to comprehend how deaf students are being taught in the Biological Sciences classroom. To reach this goal, a bibliographic research was conducted by searching for papers published in Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) and Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO), available at the SBEnBio online archive, that listed the keywords: deaf; sign language; Libras; and deafness. As the results demonstrate, since the first record in the archive (2005 to 2019), forty-five papers were published, specially in the years of 2016 and 2018, which had eight and twenty-nine articles published, respectively. The data collected indicate compliance with the law for the inclusion of Libras as a compulsory subject within teaching degrees. However, there is the necessity of reports that can help to biology majors to teach deaf students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleAs Ciências Biológicas na Educação de surdos: olhares e abordagens nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontros Regionais de Ensino de Biologia (EREBIO)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Keli Maria de Souza Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2538119440794447pt_BR
dc.contributor.referee1Mourão, Marisa Pinheiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299658873265380pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Claudiene-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5897198735707172pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2056151940936621pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Educação Inclusiva tem sido destaque em intersecção com os vários campos do saber, incluindo a Biologia. Nesse sentido, tal pesquisa teve como objetivo buscar compreender como o ensino das Ciências Biológicas ocorre para os alunos surdos. Para alcançar tal meta foi realizada uma pesquisa exploratória, a pesquisa bibliográfica contou com os seguintes descritores: surdo; língua de sinais; Libras; e surdez, buscando trabalhos publicados nos Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO), disponíveis no acervo online do SBEnBio. Como resultados os dados obtidos demonstram, desde o primeiro registro (2005 até 2019), quarenta e cinco trabalhos publicados, destacando os anos de 2016 e 2018 que contém oito e vinte e nove artigos, respectivamente. Esses dados relatam o cumprimento da legislação do uso da Libras como disciplina obrigatória na Licenciatura; entretanto, há a necessidade de relatos de experiência nos quais possam se basear a melhor formação de professores de Biologia para o estudante surdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode86436612-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CienciasBiologicasEducaçao.pdfTCC1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons