Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30948
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1039-8791
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A polifonia e o idiomatismo técnico no cavaquinho brasileiro contemporâneo: contribuições do autor em suas composições
Título(s) alternativo(s): Polyphony and technical idiomatism in contemporary Brazilian Cavaquinho: contributions by the author in his compositions
Autor(es): Silva, Rafael Milhomem
Primeiro orientador: Orosco, Maurício Tadeu dos Santos
Primeiro membro da banca: Machado, André Campos
Segundo membro da banca: Sá, Paulo Henrique Loureiro
Resumo: Esta pesquisa busca identificar procedimentos de planos sonoros simultâneos e idiomáticos em amostras de composições brasileiras para cavaquinho solo desacompanhado, traçando um paralelo com as composições do autor. A história deste instrumento é contada em duas fases, antes e depois de Waldir Azevedo; no entanto, identifiquei um terceiro período, intitulado polifônico, onde o instrumento é tratado como autossuficiente, capaz de emitir planos sonoros simultâneos. Minhas composições se enquadram nesta terceira fase, sobre a qual discorro, apontando as principais técnicas e procedimentos idiomáticos identificados.
Abstract: This research aims to identify simultaneous and idiomatic sound plan procedures in samples of Brazilian compositions for unaccompanied solo cavaquinho, drawing a parallel with the author's compositions. The history of this instrument can be organized in two phases, before and after Waldir Azevedo; however, i identified a third phase, entitled as polyphonic, where the instrument is treated as self-sufficient, capable of emitting simultaneous sound plans. My compositions fits into this third phase, which i discuss pointing out the main idiomatic techniques and identified procedures.
Notas: Errata
Palavras-chave: Cavaquinho solo
Idiomatismo
Polifonia
Técnica musical
Composição
Idiomatism
Polyphony
Musical technique
Composition
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
Assunto: Cavaquinho
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Referência: SILVA, Rafael Milhomem: A polifonia e o idiomatismo técnico no cavaquinho brasileiro contemporâneo: contribuições do autor em suas composições. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.547
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.547
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30948
Data de defesa: 9-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PolifoniaIdiomatismoTecnico.pdfDissertação13.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons