Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Rafael Milhomem-
dc.date.accessioned2021-01-06T12:09:23Z-
dc.date.available2021-01-06T12:09:23Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Milhomem: A polifonia e o idiomatismo técnico no cavaquinho brasileiro contemporâneo: contribuições do autor em suas composições. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.547pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30948-
dc.descriptionErratapt_BR
dc.description.abstractThis research aims to identify simultaneous and idiomatic sound plan procedures in samples of Brazilian compositions for unaccompanied solo cavaquinho, drawing a parallel with the author's compositions. The history of this instrument can be organized in two phases, before and after Waldir Azevedo; however, i identified a third phase, entitled as polyphonic, where the instrument is treated as self-sufficient, capable of emitting simultaneous sound plans. My compositions fits into this third phase, which i discuss pointing out the main idiomatic techniques and identified procedures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCavaquinho solopt_BR
dc.subjectIdiomatismopt_BR
dc.subjectPolifoniapt_BR
dc.subjectTécnica musicalpt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectIdiomatismpt_BR
dc.subjectPolyphonypt_BR
dc.subjectMusical techniquept_BR
dc.subjectCompositionpt_BR
dc.titleA polifonia e o idiomatismo técnico no cavaquinho brasileiro contemporâneo: contribuições do autor em suas composiçõespt_BR
dc.title.alternativePolyphony and technical idiomatism in contemporary Brazilian Cavaquinho: contributions by the author in his compositionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Orosco, Maurício Tadeu dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3268304397002139pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, André Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0640395027024026pt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Paulo Henrique Loureiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923291859392500pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1077906236751305pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca identificar procedimentos de planos sonoros simultâneos e idiomáticos em amostras de composições brasileiras para cavaquinho solo desacompanhado, traçando um paralelo com as composições do autor. A história deste instrumento é contada em duas fases, antes e depois de Waldir Azevedo; no entanto, identifiquei um terceiro período, intitulado polifônico, onde o instrumento é tratado como autossuficiente, capaz de emitir planos sonoros simultâneos. Minhas composições se enquadram nesta terceira fase, sobre a qual discorro, apontando as principais técnicas e procedimentos idiomáticos identificados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration147pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.547pt_BR
dc.orcid.putcode86372043-
dc.crossref.doibatchide1907972-77c7-4490-b3be-348a8afa2678-
dc.subject.autorizadoCavaquinhopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PolifoniaIdiomatismoTecnico.pdfDissertação13.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons