Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30948
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Rafael Milhomem | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-06T12:09:23Z | - |
dc.date.available | 2021-01-06T12:09:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafael Milhomem: A polifonia e o idiomatismo técnico no cavaquinho brasileiro contemporâneo: contribuições do autor em suas composições. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.547 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30948 | - |
dc.description | Errata | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to identify simultaneous and idiomatic sound plan procedures in samples of Brazilian compositions for unaccompanied solo cavaquinho, drawing a parallel with the author's compositions. The history of this instrument can be organized in two phases, before and after Waldir Azevedo; however, i identified a third phase, entitled as polyphonic, where the instrument is treated as self-sufficient, capable of emitting simultaneous sound plans. My compositions fits into this third phase, which i discuss pointing out the main idiomatic techniques and identified procedures. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Cavaquinho solo | pt_BR |
dc.subject | Idiomatismo | pt_BR |
dc.subject | Polifonia | pt_BR |
dc.subject | Técnica musical | pt_BR |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.subject | Idiomatism | pt_BR |
dc.subject | Polyphony | pt_BR |
dc.subject | Musical technique | pt_BR |
dc.subject | Composition | pt_BR |
dc.title | A polifonia e o idiomatismo técnico no cavaquinho brasileiro contemporâneo: contribuições do autor em suas composições | pt_BR |
dc.title.alternative | Polyphony and technical idiomatism in contemporary Brazilian Cavaquinho: contributions by the author in his compositions | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Orosco, Maurício Tadeu dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3268304397002139 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, André Campos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0640395027024026 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sá, Paulo Henrique Loureiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1923291859392500 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1077906236751305 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca identificar procedimentos de planos sonoros simultâneos e idiomáticos em amostras de composições brasileiras para cavaquinho solo desacompanhado, traçando um paralelo com as composições do autor. A história deste instrumento é contada em duas fases, antes e depois de Waldir Azevedo; no entanto, identifiquei um terceiro período, intitulado polifônico, onde o instrumento é tratado como autossuficiente, capaz de emitir planos sonoros simultâneos. Minhas composições se enquadram nesta terceira fase, sobre a qual discorro, apontando as principais técnicas e procedimentos idiomáticos identificados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 147 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.547 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 86372043 | - |
dc.crossref.doibatchid | e1907972-77c7-4490-b3be-348a8afa2678 | - |
dc.subject.autorizado | Cavaquinho | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PolifoniaIdiomatismoTecnico.pdf | Dissertação | 13.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License