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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30938
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7006-450X |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Letramento Crítico em tempos de fake news: investigação dos desafios e percepções em uma prática pedagógica de língua inglesa |
Título (s) alternativo (s): | Critical Literacy in times of fake news: investigation of challenges and perceptions in an English language teaching practice |
Autor: | Oliveira, Alessandra Rosa de |
Primer orientador: | Tagata, William Mineo |
Primer miembro de la banca: | Ribas, Fernanda Costa |
Segundo miembro de la banca: | Ono, Fabrício Tetsuya Parreira |
Resumen: | O objetivo deste trabalho foi investigar em que medida uma proposta didática para ensino de língua inglesa em uma perspectiva de letramento crítico (MONTE MÓR, 2013; SOUZA, 2011; STREET, 2014) contribuiu para desenvolver uma leitura crítica das fake news em uma escola pública no município de Uberlândia, Minas Gerais. A atual proliferação das fake news e sua interferência na tomada de decisões que afetam milhares de pessoas (D’ANCONA, 2018; DAVIES, 2016; DUNKER, 2017; JONES, 2019; TIBURI; 2017) justificam a importância, no ensino de línguas, de uma leitura crítica entendida como critique (MONTE MÓR, 2013), de modo a favorecer o acesso dos alunos a uma diversidade de pontos de vista no processo de formação de opinião, em um mundo complexo, plural e heterogêneo. Além de teorias sobre letramento crítico, outro aporte teórico para as reflexões sobre fake news e criticidade foram as discussões filosóficas sobre verdade e mentira (ARENDT, 2014; BAUMAN, 1998; DELEUZE, 1976; NIETZSCHE, 2008). A pesquisa se deu em uma escola de ensino fundamental com alunos do 9º ano em duas turmas das quais sou professora de inglês. A metodologia eleita foi o paradigma qualitativo-interpretativista justamente por proporcionar uma reflexão crítica sobre a investigação e as influências do pesquisador no ambiente pesquisado e nos resultados (de GRANDE, 2011). Foram aplicados questionários inicial e final, entrevistas semiestruturadas, e notas de campo ao longo das seis semanas em que a sequência didática foi aplicada. Concluo, ao final do trabalho, que foi relevante abordar o assunto das fake news em sala de aula, no sentido de ter contribuído para a construção da criticidade dos alunos. Resta saber, o entanto, se o trabalho desenvolvido foi suficiente para promover mudanças significativas na forma como os alunos leem notícias, que parece refletir um modelo autônomo de letramento, em direção a um modelo ideológico (STREET, 2014). |
Abstract: | The objective of this work was to investigate the extent to which a didactic proposal for teaching English in a critical literacy perspective (MONTE MÓR, 2013; SOUZA, 2011; STREET, 2014) contributed to develop a critical reading of fake news in a public school in Uberlandia City, State of Minas Gerais. The current proliferation of fake news and its interference in decision-making that affects thousands of people (D'ANCONA, 2018; DAVIES, 2016; DUNKER, 2017; JONES, 2019; TIBURI; 2017) justify the importance, in language teaching, critical reading understood as “critique” (MONTE MÓR, 2013), in order to benefit students' access to a diversity of points of view in the process of forming opinions, in a complex, plural and heterogeneous world. In addition to theories on critical literacy, another theoretical contribution to the reflections on fake news and criticality were the philosophical discussions about truth and lies (ARENDT, 2014; BAUMAN, 1998; DELEUZE, 1976; NIETZSCHE, 2008). The research took place in an elementary school with 9th grade students in two classes which I am the English teacher. The chosen methodology was the qualitative-interpretative paradigm precisely because it provides a critical reflection on the research and the influences of the researcher in the researched environment and in the results (de GRANDE, 2011). Initial and final questionnaires, semi-structured interviews, and field notes were applied over the six weeks in which the didactic sequence was applied. I conclude, at the end of the work, that it was relevant to address the fake news subject in the classroom, in the sense of having contributed to the construction of the students' criticality. It remains to be seen, however, whether the work developed over six weeks was sufficient to promote significant changes in the way students read news, which seems to reflect an autonomous literacy model, towards an ideological model (STREET, 2014). |
Palabras clave: | Letramento crítico Fake news Ensino e aprendizado de língua inglesa Critical literacy English language teaching and learning |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Tema: | Letramento - Aspectos sociais Fake news Língua inglesa - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Cita: | OLIVEIRA, Alessandra Rosa de. Letramento Crítico em tempos de fake news: investigação dos desafios e percepções em uma prática pedagógica de língua inglesa. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.777 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.777 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30938 |
Fecha de defensa: | 29-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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