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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2022-12-17 |
Título: | A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica |
Título(s) alternativo(s): | Childhood and play in contemporary times: risks and possibilities from the psychoanalytic perspective |
Autor(es): | Silva, Amanda Fernandes |
Primeiro orientador: | Paravidini, João Luiz Leitão |
Primeiro membro da banca: | Tachibana, Miriam |
Segundo membro da banca: | Araújo, Sara |
Terceiro membro da banca: | Alves, Bruna |
Resumo: | A infância, primeira fase do desenvolvimento do ser humano, é caracterizada por diversos acontecimentos que marcam de forma significativa o processo de constituição do psiquismo, e entre estes acontecimentos encontra-se o brincar. Esta etapa da vida no contexto atual tem sido atravessada de forma significativa pela tecnologia, caracterizando-se assim uma nova relação entre a criança, o brincar e o mundo, tendo, como possíveis consequências, mudanças no processo de constituição do sujeito e no brincar atual que devem ser refletidas. Neste estudo visa-se compreender como aspectos do atual momento sócio-histórico-cultural estão influenciando o processo de constituição dos sujeitos, suas relações e o brincar contemporâneo pensando sobre a forte presença da tecnologia nesta fase da vida e suas consequências. O método que será utilizado para a realização deste estudo será o levantamento bibliográfico relacionado ao tema da primeira infância, psicanálise, brincar, contemporaneidade e tecnologia. Fontes diversas acerca deste tema estão sendo consultadas com o intuito de subsidiar a reflexão e discussão que ocorrerá a partir da teoria psicanalítica. Os principais aspectos teóricos que embasaram este estudo foram o processo se subjetivação do sujeito, a formação do eu, brincar e inserção da criança no mundo simbólico, relação intrafamiliar e seus impactos nos processos da criança. Tendo como base estes aspectos, foi possível compreender de forma mais profunda o processo de constituição do sujeito, a importância da relação da mesma com o outro que introduza no mundo simbólico e o cuidado que se faz cada dia mais necessário em relação a criança e seu contato com o mundo, principalmente na relação geradora de impasses com o mundo virtual e tecnologia, sendo que o desenvolvimento desta questão e suas consequências são pontos a serem questionados e estudados no decorrer dos próximos os anos, onde será possível observar e compreender de forma mais clara, as consequências da infância vivida nos dias atuais. |
Palavras-chave: | Primeira Infância Tecnologia Brincar Desenvolvimento Early Childhood Technology Play Development |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Amanda Fernandes. A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891 |
Data de defesa: | 17-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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