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dc.creatorSilva, Amanda Fernandes-
dc.date.accessioned2020-12-30T12:34:29Z-
dc.date.available2020-12-30T12:34:29Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Fernandes. A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrimeira Infânciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectEarly Childhoodpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.titleA Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalíticapt_BR
dc.title.alternativeChildhood and play in contemporary times: risks and possibilities from the psychoanalytic perspectivept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paravidini, João Luiz Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972943414602000pt_BR
dc.contributor.referee1Tachibana, Miriam-
dc.contributor.referee2Araújo, Sara-
dc.contributor.referee3Alves, Bruna-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA infância, primeira fase do desenvolvimento do ser humano, é caracterizada por diversos acontecimentos que marcam de forma significativa o processo de constituição do psiquismo, e entre estes acontecimentos encontra-se o brincar. Esta etapa da vida no contexto atual tem sido atravessada de forma significativa pela tecnologia, caracterizando-se assim uma nova relação entre a criança, o brincar e o mundo, tendo, como possíveis consequências, mudanças no processo de constituição do sujeito e no brincar atual que devem ser refletidas. Neste estudo visa-se compreender como aspectos do atual momento sócio-histórico-cultural estão influenciando o processo de constituição dos sujeitos, suas relações e o brincar contemporâneo pensando sobre a forte presença da tecnologia nesta fase da vida e suas consequências. O método que será utilizado para a realização deste estudo será o levantamento bibliográfico relacionado ao tema da primeira infância, psicanálise, brincar, contemporaneidade e tecnologia. Fontes diversas acerca deste tema estão sendo consultadas com o intuito de subsidiar a reflexão e discussão que ocorrerá a partir da teoria psicanalítica. Os principais aspectos teóricos que embasaram este estudo foram o processo se subjetivação do sujeito, a formação do eu, brincar e inserção da criança no mundo simbólico, relação intrafamiliar e seus impactos nos processos da criança. Tendo como base estes aspectos, foi possível compreender de forma mais profunda o processo de constituição do sujeito, a importância da relação da mesma com o outro que introduza no mundo simbólico e o cuidado que se faz cada dia mais necessário em relação a criança e seu contato com o mundo, principalmente na relação geradora de impasses com o mundo virtual e tecnologia, sendo que o desenvolvimento desta questão e suas consequências são pontos a serem questionados e estudados no decorrer dos próximos os anos, onde será possível observar e compreender de forma mais clara, as consequências da infância vivida nos dias atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.description.embargo2022-12-17-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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