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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Fecha de embargo: | 2022-12-17 |
| Título: | A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica |
| Título (s) alternativo (s): | Childhood and play in contemporary times: risks and possibilities from the psychoanalytic perspective |
| Autor: | Silva, Amanda Fernandes |
| Primer orientador: | Paravidini, João Luiz Leitão |
| Primer miembro de la banca: | Tachibana, Miriam |
| Segundo miembro de la banca: | Araújo, Sara |
| Tercer miembro de la banca: | Alves, Bruna |
| Resumen: | A infância, primeira fase do desenvolvimento do ser humano, é caracterizada por diversos acontecimentos que marcam de forma significativa o processo de constituição do psiquismo, e entre estes acontecimentos encontra-se o brincar. Esta etapa da vida no contexto atual tem sido atravessada de forma significativa pela tecnologia, caracterizando-se assim uma nova relação entre a criança, o brincar e o mundo, tendo, como possíveis consequências, mudanças no processo de constituição do sujeito e no brincar atual que devem ser refletidas. Neste estudo visa-se compreender como aspectos do atual momento sócio-histórico-cultural estão influenciando o processo de constituição dos sujeitos, suas relações e o brincar contemporâneo pensando sobre a forte presença da tecnologia nesta fase da vida e suas consequências. O método que será utilizado para a realização deste estudo será o levantamento bibliográfico relacionado ao tema da primeira infância, psicanálise, brincar, contemporaneidade e tecnologia. Fontes diversas acerca deste tema estão sendo consultadas com o intuito de subsidiar a reflexão e discussão que ocorrerá a partir da teoria psicanalítica. Os principais aspectos teóricos que embasaram este estudo foram o processo se subjetivação do sujeito, a formação do eu, brincar e inserção da criança no mundo simbólico, relação intrafamiliar e seus impactos nos processos da criança. Tendo como base estes aspectos, foi possível compreender de forma mais profunda o processo de constituição do sujeito, a importância da relação da mesma com o outro que introduza no mundo simbólico e o cuidado que se faz cada dia mais necessário em relação a criança e seu contato com o mundo, principalmente na relação geradora de impasses com o mundo virtual e tecnologia, sendo que o desenvolvimento desta questão e suas consequências são pontos a serem questionados e estudados no decorrer dos próximos os anos, onde será possível observar e compreender de forma mais clara, as consequências da infância vivida nos dias atuais. |
| Palabras clave: | Primeira Infância Tecnologia Brincar Desenvolvimento Early Childhood Technology Play Development |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SILVA, Amanda Fernandes. A Infância e o brincar na contemporaneidade: riscos e possibilidades pela perspectiva psicanalítica. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30891 |
| Fecha de defensa: | 17-dic-2020 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| InfâciaBrincarContemporaneidade.pdf | 364.05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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