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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30863| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Término do embargo: | 2022-12-04 |
| Título: | Jogo da reparentalização: abordando as necessidades básicas na terapia do esquema Uberlândia |
| Autor(es): | Alencar, Ingrid Rodrigues da Cunha |
| Primeiro orientador: | Lopes, Renata Ferrarez Fernandes |
| Primeiro membro da banca: | Lopes, Ederaldo |
| Segundo membro da banca: | Rossini, Joaquim |
| Resumo: | O presente trabalho teve como proposta a construção de um jogo terapêutico baseado no conceito de reparentalização limitada, uma forma de intervenção terapêutica típica da Terapia do Esquema (TE). Elaborou-se um instrumento lúdico de identificação de Esquemas Iniciais Desadaptados e ativação de Esquemas Iniciais Adaptados, que proporciona, especialmente, oportunidades de reparentalização que dá protagonismo aos pais na tarefa de reparentalização. Os materiais utilizados para a criação e o desenvolvimento do “Jogo da Reparentalização” foram: um computador laptop Samsung modelo RV415/RV51 processador AMD E-300, ferramenta Microsoft Word, programa Abode Illustrator 2020. A ferramenta criada trata-se de um jogo de tabuleiro que possui um total de 45 casas (30 casas para as crianças/adolescentes e 15 para os pais/cuidadores) e 45 cartas, sendo 15 “cartas-monstro” (representativas dos Esquemas Iniciais Desadaptativos), 15 “cartas-anjo” (Esquemas Iniciais Adaptativos) e 15 “cartas pais cuidando dos filhos”, representativas de tarefas e atitudes ligadas a técnica de Reparentalização Parental realizada pelos próprios pais/cuidadores. Com a finalidade de avaliar a natureza do conteúdo do instrumento criado (cartas-anjo para EADs; cartas-monstro para EIDs e cartas de reparentalização) foi utilizado como recurso a criação de uma nuvens de palavras (nuvem de tags ou texto) para cada conjunto de cartas. A partir da análise da nuvem de palavras referente às “cartas anjos” (EADs), pode-se observar que se destacaram palavras como: “compreendido, autonomia, capaz, forte, especial” indicando que elas são representativas de EADs. Na nuvem de palavras das “cartas monstro” (EIDs), as palavras centrais foram: sozinho, criticado e abandonado. Desse modo, parece que as cartas refletem EIDs, principalmente os que se encontram no Domínio de Desconexão e Rejeição. Finalmente, encontrou-se como palavras centrais das cartas “pais cuidando dos filhos”: “afetuoso, filho e exemplo”, indicando que as cartas permitem a reparentalização limitada. Conclui-se que o instrumento lúdico elaborado constitui-se como uma ferramenta que pode vir a cumprir os objetivos propostos de identificar esquemas iniciais e reparentalizar as necessidades emocionais não atendidas. |
| Palavras-chave: | Jogos terapêuticos Terapia do esquema Esquemas iniciais desadaptados Terapia familiar Jogos de tabuleiro |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | ALENCAR, Ingrid Rodrigues da Cunha. Jogo da reparentalização: abordando as necessidades básicas na terapia do esquema Uberlândia. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30863 |
| Data de defesa: | 4-Dez-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| JogoDaReparentalização.pdf | TCC | 546.34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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