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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAlencar, Ingrid Rodrigues da Cunha-
dc.date.accessioned2020-12-28T17:30:32Z-
dc.date.available2020-12-28T17:30:32Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationALENCAR, Ingrid Rodrigues da Cunha. Jogo da reparentalização: abordando as necessidades básicas na terapia do esquema Uberlândia. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30863-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectJogos terapêuticospt_BR
dc.subjectTerapia do esquemapt_BR
dc.subjectEsquemas iniciais desadaptadospt_BR
dc.subjectTerapia familiarpt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.titleJogo da reparentalização: abordando as necessidades básicas na terapia do esquema Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Renata Ferrarez Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5037527744167800pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Ederaldo-
dc.contributor.referee2Rossini, Joaquim-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como proposta a construção de um jogo terapêutico baseado no conceito de reparentalização limitada, uma forma de intervenção terapêutica típica da Terapia do Esquema (TE). Elaborou-se um instrumento lúdico de identificação de Esquemas Iniciais Desadaptados e ativação de Esquemas Iniciais Adaptados, que proporciona, especialmente, oportunidades de reparentalização que dá protagonismo aos pais na tarefa de reparentalização. Os materiais utilizados para a criação e o desenvolvimento do “Jogo da Reparentalização” foram: um computador laptop Samsung modelo RV415/RV51 processador AMD E-300, ferramenta Microsoft Word, programa Abode Illustrator 2020. A ferramenta criada trata-se de um jogo de tabuleiro que possui um total de 45 casas (30 casas para as crianças/adolescentes e 15 para os pais/cuidadores) e 45 cartas, sendo 15 “cartas-monstro” (representativas dos Esquemas Iniciais Desadaptativos), 15 “cartas-anjo” (Esquemas Iniciais Adaptativos) e 15 “cartas pais cuidando dos filhos”, representativas de tarefas e atitudes ligadas a técnica de Reparentalização Parental realizada pelos próprios pais/cuidadores. Com a finalidade de avaliar a natureza do conteúdo do instrumento criado (cartas-anjo para EADs; cartas-monstro para EIDs e cartas de reparentalização) foi utilizado como recurso a criação de uma nuvens de palavras (nuvem de tags ou texto) para cada conjunto de cartas. A partir da análise da nuvem de palavras referente às “cartas anjos” (EADs), pode-se observar que se destacaram palavras como: “compreendido, autonomia, capaz, forte, especial” indicando que elas são representativas de EADs. Na nuvem de palavras das “cartas monstro” (EIDs), as palavras centrais foram: sozinho, criticado e abandonado. Desse modo, parece que as cartas refletem EIDs, principalmente os que se encontram no Domínio de Desconexão e Rejeição. Finalmente, encontrou-se como palavras centrais das cartas “pais cuidando dos filhos”: “afetuoso, filho e exemplo”, indicando que as cartas permitem a reparentalização limitada. Conclui-se que o instrumento lúdico elaborado constitui-se como uma ferramenta que pode vir a cumprir os objetivos propostos de identificar esquemas iniciais e reparentalizar as necessidades emocionais não atendidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.embargo2022-12-04-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

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