Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30822
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2295-3019
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A Franquia como estratégia cooperativa: vantagens e desvantagens dessa estratégia para franqueador e franqueado em artigos publicados de 2010 a 2020.
Autor(es): Alves, Vitor da Costa
Primeiro orientador: Borges, Jacquelaine Florindo
Primeiro membro da banca: Bueno, Janaína Maria
Segundo membro da banca: Domingues, Carlos Roberto
Resumo: No campo dos estudos de estratégia, a estratégia de franchising é concebida como alternativa para o crescimento e obtenção de vantagem competitiva. Nesse artigo, busca-se responder a seguinte questão: como os estudos científicos brasileiros sobre franquias, no campo da administração, retrataram as vantagens e desvantagens dessa estratégia cooperativa? O objetivo da pesquisa é mapear as vantagens e desvantagens da estratégia de franchising, com base nos estudos científicos brasileiros de administração publicados no período de 2010 a 2020. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizado um estudo longitudinal e utilizada a pesquisa bibliográfica em periódicos brasileiros de administração que compõem a base de dados Spell® da ANPAD. Foram analisados 114 artigos, excluídos 73 e utilizados 41 dessa base de dados sobre o tema Franquia/Franchising. Em seguida, foi realizado o mapeamento das vantagens e desvantagens citadas pelos autores para a utilização desta estratégia cooperativa, a partir de uma planilha Excell. Na terceira etapa foi construída uma linha do tempo das vantagens e desvantagens de estratégia cooperativa de franchising, a partir dos artigos pesquisados. Os resultados evidenciam que os aspectos determinantes desta estratégia são o custo e o risco para sua implementação. Quanto às vantagens, do ponto de vista do franqueador é a possiblidade de uma rápida expansão da marca e para o franqueado é a inserção no mercado com custos e riscos mais baixos comparados com a abertura de um negócio de forma tradicional. Quanto às desvantagens, tanto do ponto de vista do franqueador quanto do franqueado são os problemas de relacionamento entre as partes.
Palavras-chave: Estratégias cooperativas
Franquias
Franchising
Estratégia empresarial
Gestão empresarial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Vitor da Costa. A franquia como estratégia cooperativa: vantagens e desvantagens dessa estratégia para franqueador e franqueado em artigos publicados de 2010 a 2020. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30822
Data de defesa: 17-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranquiaEstrategiaCooperativa.pdfTCC823.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.