Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30822
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2295-3019
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A Franquia como estratégia cooperativa: vantagens e desvantagens dessa estratégia para franqueador e franqueado em artigos publicados de 2010 a 2020.
Author: Alves, Vitor da Costa
First Advisor: Borges, Jacquelaine Florindo
First member of the Committee: Bueno, Janaína Maria
Second member of the Committee: Domingues, Carlos Roberto
Summary: No campo dos estudos de estratégia, a estratégia de franchising é concebida como alternativa para o crescimento e obtenção de vantagem competitiva. Nesse artigo, busca-se responder a seguinte questão: como os estudos científicos brasileiros sobre franquias, no campo da administração, retrataram as vantagens e desvantagens dessa estratégia cooperativa? O objetivo da pesquisa é mapear as vantagens e desvantagens da estratégia de franchising, com base nos estudos científicos brasileiros de administração publicados no período de 2010 a 2020. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizado um estudo longitudinal e utilizada a pesquisa bibliográfica em periódicos brasileiros de administração que compõem a base de dados Spell® da ANPAD. Foram analisados 114 artigos, excluídos 73 e utilizados 41 dessa base de dados sobre o tema Franquia/Franchising. Em seguida, foi realizado o mapeamento das vantagens e desvantagens citadas pelos autores para a utilização desta estratégia cooperativa, a partir de uma planilha Excell. Na terceira etapa foi construída uma linha do tempo das vantagens e desvantagens de estratégia cooperativa de franchising, a partir dos artigos pesquisados. Os resultados evidenciam que os aspectos determinantes desta estratégia são o custo e o risco para sua implementação. Quanto às vantagens, do ponto de vista do franqueador é a possiblidade de uma rápida expansão da marca e para o franqueado é a inserção no mercado com custos e riscos mais baixos comparados com a abertura de um negócio de forma tradicional. Quanto às desvantagens, tanto do ponto de vista do franqueador quanto do franqueado são os problemas de relacionamento entre as partes.
Keywords: Estratégias cooperativas
Franquias
Franchising
Estratégia empresarial
Gestão empresarial
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ALVES, Vitor da Costa. A franquia como estratégia cooperativa: vantagens e desvantagens dessa estratégia para franqueador e franqueado em artigos publicados de 2010 a 2020. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30822
Date of defense: 17-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranquiaEstrategiaCooperativa.pdfTCC823.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.