Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30822
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Vitor da Costa-
dc.date.accessioned2020-12-23T19:14:21Z-
dc.date.available2020-12-23T19:14:21Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationALVES, Vitor da Costa. A franquia como estratégia cooperativa: vantagens e desvantagens dessa estratégia para franqueador e franqueado em artigos publicados de 2010 a 2020. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30822-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias cooperativaspt_BR
dc.subjectFranquiaspt_BR
dc.subjectFranchisingpt_BR
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectGestão empresarialpt_BR
dc.titleA Franquia como estratégia cooperativa: vantagens e desvantagens dessa estratégia para franqueador e franqueado em artigos publicados de 2010 a 2020.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Jacquelaine Florindo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756411Z8&tokenCaptchar=03AGdBq26ubTODceH8UedVDTWUU2LRvkRzeRfiQJbLY9CzrtqVSac4IUMBKB3pWxEK8vghguiOhdzbQmiphZfbKmCfygx8iukPOPSja957VbrgffrjqfHIWUz60N_n7ZkMJThaFTsTZHKJdukKqrP8jcgL9wbqrfnWqyD1vH1ir0jBj7BEoDps7p6pxTadfBDfVMX4x2OtYoZUbjB-_6wEsDP_hwKk6HBqIaPPd37ixidRCEhdmtWhMCyMsrNO6AEwTcOtUfWsVo7jMQe0W_Jdni8SPY5_aOXoq7GzrdXLHTVtdJnXIEJKdzSmgEIHvJxDsgoHK70uwwRLxkuC1iZm6AvTicNs_j_M0IJf7Qsy17pbBt3Np4HQz5stDZSH1LUe4PHWp1ci3xlZTwlz-rnbb9ngbGvBn_DYoflmz8PFGft8kucX93xVRIaRAPjFmEYHuDR-WV3K9ONCC_PY4VqMFy5-UDJ8KANnfQpt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Janaína Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776852T4&tokenCaptchar=03AGdBq27v55TyFbgrfjhSpMz36_tByyh6zDwNmketJYN9Ag2zjKLsVbNUJ2xYqYO6BKOx9DzKmjpAH-ozRHhZzc6BOx-jKkKc3JtmGjM0lS82Ydp7ku9V9ZwtI3LXUTVuZI5MnjkDHUfEHt4LiVA7xzDAQ3FyxR-kS4rSToh2ULwJwqpv_eo14ZuET1x9n3t7fgu-d0iDLW_T80OIUbnd4VjvCx7A-s3IIssVCX1qTaqD9zOinqwZgS4pBzBK9bbYBf9B6bcTIxiWJezjJeyMzyhKnJ7Rk-OeFsLhWp3RIcuKrqMo-JMWZfvAI_7A9SKzZlFQicF9uYuTXCBZsDQKFXAlaDqvvZoQwsgX9c4q59tunyoCucap1VbSxTFTpjWdyoJzGuFmfTcXWx5jSkUNuvViRSRRmfs63pL3JkNutq37vEtvYnfSIEP6xroYqk4AV_wuZbYKPtG6lfwpy3Lk8CsU6lc-rh8Gcwpt_BR
dc.contributor.referee2Domingues, Carlos Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739545E9&tokenCaptchar=03AGdBq26j2i_fQ9oBy8ubhddQN35U8MFRffAm8kM2AEDp4isPfeLL2L9Xwr-LKYCWLcUwWrdh3ZFUZqz7CkKPAGnXtCtHgeEXceQfRZkXTVy431Jl5DLd8rba9fQvc4TuewOXoNHlYZvyQZkfnPFc154mh_zZHRZcT9BqSzFP7uEw7A_1XeAuGrRzTWrUnUgUZ4WjWsT3Z8-mpPrbXICL74bDERTmU9xxJCpFwVy9BFPSlmG1Q3XvoDkXHMHSu4-Z7kgAdIrzR1XIYrHc8YDlDHkFyubZPI4pAWnWNuGiVXN0pgRoNO3ew_7LJycnQ_fdMpqQQy-UHUjQnrDXueg-xXOM4PfXTj7_hiS1-RxxIANhEsyz49n5-anALpIWF1FARb9H2NgrQVgS5eZCmQDad9LhaS6qzSX6iv-AOP9U86BhX3CalQs95nwVGLDSOZAGu84X9u6v4sY7WX9C79wewfEZpt70EOADHgpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo campo dos estudos de estratégia, a estratégia de franchising é concebida como alternativa para o crescimento e obtenção de vantagem competitiva. Nesse artigo, busca-se responder a seguinte questão: como os estudos científicos brasileiros sobre franquias, no campo da administração, retrataram as vantagens e desvantagens dessa estratégia cooperativa? O objetivo da pesquisa é mapear as vantagens e desvantagens da estratégia de franchising, com base nos estudos científicos brasileiros de administração publicados no período de 2010 a 2020. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizado um estudo longitudinal e utilizada a pesquisa bibliográfica em periódicos brasileiros de administração que compõem a base de dados Spell® da ANPAD. Foram analisados 114 artigos, excluídos 73 e utilizados 41 dessa base de dados sobre o tema Franquia/Franchising. Em seguida, foi realizado o mapeamento das vantagens e desvantagens citadas pelos autores para a utilização desta estratégia cooperativa, a partir de uma planilha Excell. Na terceira etapa foi construída uma linha do tempo das vantagens e desvantagens de estratégia cooperativa de franchising, a partir dos artigos pesquisados. Os resultados evidenciam que os aspectos determinantes desta estratégia são o custo e o risco para sua implementação. Quanto às vantagens, do ponto de vista do franqueador é a possiblidade de uma rápida expansão da marca e para o franqueado é a inserção no mercado com custos e riscos mais baixos comparados com a abertura de um negócio de forma tradicional. Quanto às desvantagens, tanto do ponto de vista do franqueador quanto do franqueado são os problemas de relacionamento entre as partes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.orcid.putcode85763455-
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FranquiaEstrategiaCooperativa.pdfTCC823.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.