Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30806
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8170-0639 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia |
Autor(es): | Facina, Igor Silveira |
Primeiro orientador: | Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva |
Primeiro membro da banca: | Ruy, Marcelo |
Segundo membro da banca: | Paula, Verônica Angélica Freitas de |
Resumo: | O entendimento dos estilos de aprendizagem que prevalece numa turma de alunos pode orientar o educador no processo de ensino. O curso de Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU foi estruturado em disciplinas quantitativas, de tecnologia da informação, de administração e de empreendedorismo. O objetivo deste trabalho foi identificar o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa foi quantitativa do tipo survey, de caráter exploratório e descritivo. Para a coleta de dados foi utilizado o inventário Index of Learning Styles – ISL do modelo Felder-Silverman e algumas questões sociodemográficas. A pesquisa foi realizada com uma amostra total de 163 alunos e ex-alunos do curso. Os alunos foram agrupados em Turmas Anteriores - alunos ingressantes entre 2010 e 2015, e Turmas Atuais - os ingressantes a partir de 2016. Os resultados revelam que a faixa etária predominante é de 21 a 24 anos. Em relação ao gênero, 58,28% dos estudantes correspondem ao gênero masculino e 41,72% ao feminino. Em termos de Turmas Anteriores e Turmas Atuais, nota-se que não há diferença entre a proporção de ingressos dos gêneros. Quanto ao estilo de aprendizagem, há predominância pelo Visual (84,0%), Sensorial (71,2%), Ativo (61,3%) e Sequencial (57,7%) para as dimensões Entrada, Percepção, Processamento e Compreensão, respectivamente, tanto para o gênero masculino quanto feminino; e não houve alteração no estilo de aprendizagem dos alunos das Turmas Anteriores comparado às Turmas Atuais. |
Palavras-chave: | Estilo de aprendizagem Gestão da informação Curso multidisciplinar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FACINA, Igor Silveira. Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30806 |
Data de defesa: | 22-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Gestão da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstiloDeAprendizagem.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.