Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30806
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFacina, Igor Silveira-
dc.date.accessioned2020-12-23T14:56:36Z-
dc.date.available2020-12-23T14:56:36Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.citationFACINA, Igor Silveira. Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30806-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstilo de aprendizagempt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectCurso multidisciplinarpt_BR
dc.titleEstilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4897620765386940pt_BR
dc.contributor.referee1Ruy, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0656240596485093pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Verônica Angélica Freitas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO entendimento dos estilos de aprendizagem que prevalece numa turma de alunos pode orientar o educador no processo de ensino. O curso de Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU foi estruturado em disciplinas quantitativas, de tecnologia da informação, de administração e de empreendedorismo. O objetivo deste trabalho foi identificar o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa foi quantitativa do tipo survey, de caráter exploratório e descritivo. Para a coleta de dados foi utilizado o inventário Index of Learning Styles – ISL do modelo Felder-Silverman e algumas questões sociodemográficas. A pesquisa foi realizada com uma amostra total de 163 alunos e ex-alunos do curso. Os alunos foram agrupados em Turmas Anteriores - alunos ingressantes entre 2010 e 2015, e Turmas Atuais - os ingressantes a partir de 2016. Os resultados revelam que a faixa etária predominante é de 21 a 24 anos. Em relação ao gênero, 58,28% dos estudantes correspondem ao gênero masculino e 41,72% ao feminino. Em termos de Turmas Anteriores e Turmas Atuais, nota-se que não há diferença entre a proporção de ingressos dos gêneros. Quanto ao estilo de aprendizagem, há predominância pelo Visual (84,0%), Sensorial (71,2%), Ativo (61,3%) e Sequencial (57,7%) para as dimensões Entrada, Percepção, Processamento e Compreensão, respectivamente, tanto para o gênero masculino quanto feminino; e não houve alteração no estilo de aprendizagem dos alunos das Turmas Anteriores comparado às Turmas Atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGestão da Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode85763456-
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstiloDeAprendizagem.pdf1.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.