Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30806
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8170-0639
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia
Author: Facina, Igor Silveira
First Advisor: Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva
First member of the Committee: Ruy, Marcelo
Second member of the Committee: Paula, Verônica Angélica Freitas de
Summary: O entendimento dos estilos de aprendizagem que prevalece numa turma de alunos pode orientar o educador no processo de ensino. O curso de Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU foi estruturado em disciplinas quantitativas, de tecnologia da informação, de administração e de empreendedorismo. O objetivo deste trabalho foi identificar o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa foi quantitativa do tipo survey, de caráter exploratório e descritivo. Para a coleta de dados foi utilizado o inventário Index of Learning Styles – ISL do modelo Felder-Silverman e algumas questões sociodemográficas. A pesquisa foi realizada com uma amostra total de 163 alunos e ex-alunos do curso. Os alunos foram agrupados em Turmas Anteriores - alunos ingressantes entre 2010 e 2015, e Turmas Atuais - os ingressantes a partir de 2016. Os resultados revelam que a faixa etária predominante é de 21 a 24 anos. Em relação ao gênero, 58,28% dos estudantes correspondem ao gênero masculino e 41,72% ao feminino. Em termos de Turmas Anteriores e Turmas Atuais, nota-se que não há diferença entre a proporção de ingressos dos gêneros. Quanto ao estilo de aprendizagem, há predominância pelo Visual (84,0%), Sensorial (71,2%), Ativo (61,3%) e Sequencial (57,7%) para as dimensões Entrada, Percepção, Processamento e Compreensão, respectivamente, tanto para o gênero masculino quanto feminino; e não houve alteração no estilo de aprendizagem dos alunos das Turmas Anteriores comparado às Turmas Atuais.
Keywords: Estilo de aprendizagem
Gestão da informação
Curso multidisciplinar
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FACINA, Igor Silveira. Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30806
Date of defense: 22-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstiloDeAprendizagem.pdf1.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.