Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30737
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aplicabilidade das medidas executivas atípicas do art. 139, inciso IV, do CPC: Exame do entendimento do STJ acerca da apreensão da CNH e retenção do passaporte do devedor
Autor(es): Lopes, Leonardo Fernandes
Primeiro orientador: Crosara, Daniela de Melo
Primeiro membro da banca: Faria, Lincoln Rodrigues de
Resumo: O Código de Processo Civil de 2015 promoveu substancial ampliação do poder geral de efetivação compartilhado pelos julgadores, os quais, hodiernamente, lançam mão de uma série de instrumentos jurídico-processuais voltados para a promoção do devido cumprimento e integral satisfação da execução. Contidas nesse vasto sistema concertado de ferramentas processuais-executórias, trazido pelo recente diploma processual, situam-se as chamadas medidas executivas atípicas, constantes do inciso IV, do artigo 139, permissivo legal que concede ao magistrado a liberdade de determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária. Supracitada previsão legal suscitou a adoção, pelos juízos domésticos, de novas medidas executórias no âmbito das obrigações para pagamento de prestações pecuniárias anteriormente não convencionadas pelo ordenamento jurídico, logicamente, dentre as quais notabilizou-se a apreensão da carteira nacional de habilitação e do passaporte dos executados. Destaque-se, por oportuno, que a ausência de parâmetros legais específicos voltados para a delimitação, individualização e aplicação destas medidas gerou discussões doutrinárias e entendimentos jurisdicionais conflitantes, mormente no tocante à possibilidade ou não de apreensão da CNH e retenção do passaporte do devedor, cenário que enseja a necessidade do estabelecimento de critérios seguros com vistas à racionalização e homogeneização da cognição jurisprudencial concernente à adoção de referido instituto. Nessa esteira, diante das divergências susomencionadas, apresentou-se conveniente levar a efeito uma abordagem minuciosa do tema, com a exposição e consequente exame de critérios e balizas – doutrinárias e jurisprudenciais – imperiosas à correta aplicação do instituto, precisamente aquelas decorrentes do entendimento – heterogêneo e em constante evolução – compartilhado pelo Superior Tribunal de Justiça sobre o tema. Por fim, este trabalho cuidou da análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº. 5.941/DF, que tem por objeto a disposição constante do art. 139, inciso IV, da qual emiti um juízo dedutivo pessoal, em epílogo, acerca da possibilidade de êxito, ou não, de mencionada ADI. Em conclusão, considerei que os objetivos traçados inicialmente no trabalho foram completamente atingidos, tendo em vista que, do estudo detalhado do art. 139, IV, do CPC, conjugado ao exame das diretrizes editadas pela doutrina, foi possível compreender de maneira plena o posicionamento adotado pelo STJ quando do estabelecimento dos parâmetros exibidos no RHC nº. 97.876/SP, concebidos para propiciar a consentânea aplicação das medidas atípicas consistentes na apreensão da CNH e do passaporte do devedor, consoante as considerações e apontamentos explicitados ao longo do texto.
Palavras-chave: Artigo 139, IV, CPC
Medidas executivas atípicas
Cláusula geral executiva
Apreensão CNH
RHC nº. 97.876/SP
Retenção passaporte
ADI nº. 5.941/DF
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LOPES, Leonardo Fernandes. Aplicabilidade das medidas executivas atípicas do art. 139, inciso IV, do CPC: Exame do entendimento do STJ acerca da apreensão da CNH e retenção do passaporte do devedor. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30737
Data de defesa: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AplicabilidadeDasMedidas.pdf252.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.