Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30686
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9319-8877
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Entretenimento e divulgação científica no YouTube: uma análise comparativa dos canais Nostalgia e Nerdologia
Título (s) alternativo (s): Entertainment and scientific dissemination on YouTube: a comparative analysis of Nostalgia and Nerdology channels
Autor: Xavier, Amanda Marques Caixeta
Primer orientador: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Primer miembro de la banca: Tonus, Mirna
Segundo miembro de la banca: Silva, Christiane Pitanga S.
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso investiga como o entretenimento pode ser utilizado como ferramenta de divulgação científica no YouTube. Para alcançar os objetivos propostos, discorre-se sobre os conceitos de entretenimento e divulgação científica, especialmente no Brasil, abrangendo suas histórias, possíveis definições e termos relacionados. Os resultados alcançados baseiam-se em uma análise documental e descritiva, por meio da análise de conteúdo de quatro vídeos dos canais Nostalgia e Nerdologia, sobre os temas: formato da Terra e vacinas. Por meio do método comparativo, a pesquisa constatou que o entretenimento pode ser percebido nos canais, principalmente, pelo uso de recursos visuais e sonoros, que pode ser interpretado como herança da televisão e do rádio.
Abstract: The present paper investigates how entertainment can be used as a scientific communication tool on YouTube. Discussion concerning the concepts of entertainment and scientific communication, especially in Brazil, covering its history, possible definitions and related terms are conducted in order to achieve this paper’s proposed goals. The achieved results are based on a documentary and descriptive analysis, through content analysis of four videos from the Nostalgia and Nerdologia channels about the shape of the Earth and vaccines. Through a comparative method, the research found that entertainment can be perceived on the research objects, mostly by the use of visual and sound resources, which can be interpreted as a legacy of television and radio.
Palabras clave: Divulgação científica
Entretenimento
YouTube
Infotenimento
Scientific communication
Entertainment
Infotainment
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: XAVIER, Amanda M. C. Entretenimento e divulgação científica no YouTube: uma análise comparativa dos canais Nostalgia e Nerdologia. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) ‒ Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30686
Fecha de defensa: 14-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EntretenimentoDivulgaçãoCientífica.pdfTCC2.91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons