Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30686
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Xavier, Amanda Marques Caixeta | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-17T19:21:05Z | - |
dc.date.available | 2020-12-17T19:21:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Amanda M. C. Entretenimento e divulgação científica no YouTube: uma análise comparativa dos canais Nostalgia e Nerdologia. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) ‒ Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30686 | - |
dc.description.abstract | The present paper investigates how entertainment can be used as a scientific communication tool on YouTube. Discussion concerning the concepts of entertainment and scientific communication, especially in Brazil, covering its history, possible definitions and related terms are conducted in order to achieve this paper’s proposed goals. The achieved results are based on a documentary and descriptive analysis, through content analysis of four videos from the Nostalgia and Nerdologia channels about the shape of the Earth and vaccines. Through a comparative method, the research found that entertainment can be perceived on the research objects, mostly by the use of visual and sound resources, which can be interpreted as a legacy of television and radio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Entretenimento | pt_BR |
dc.subject | YouTube | pt_BR |
dc.subject | Infotenimento | pt_BR |
dc.subject | Scientific communication | pt_BR |
dc.subject | Entertainment | pt_BR |
dc.subject | Infotainment | pt_BR |
dc.title | Entretenimento e divulgação científica no YouTube: uma análise comparativa dos canais Nostalgia e Nerdologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Entertainment and scientific dissemination on YouTube: a comparative analysis of Nostalgia and Nerdology channels | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Adriana Cristina Omena dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1515433725914811 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tonus, Mirna | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7780938514523815 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Christiane Pitanga S. | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4111459742234847 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso investiga como o entretenimento pode ser utilizado como ferramenta de divulgação científica no YouTube. Para alcançar os objetivos propostos, discorre-se sobre os conceitos de entretenimento e divulgação científica, especialmente no Brasil, abrangendo suas histórias, possíveis definições e termos relacionados. Os resultados alcançados baseiam-se em uma análise documental e descritiva, por meio da análise de conteúdo de quatro vídeos dos canais Nostalgia e Nerdologia, sobre os temas: formato da Terra e vacinas. Por meio do método comparativo, a pesquisa constatou que o entretenimento pode ser percebido nos canais, principalmente, pelo uso de recursos visuais e sonoros, que pode ser interpretado como herança da televisão e do rádio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Jornalismo | pt_BR |
dc.sizeorduration | 63 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 85471747 | - |
Appears in Collections: | TCC - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EntretenimentoDivulgaçãoCientífica.pdf | TCC | 2.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License