Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30639
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mestre de cerimônia no hip hop: o que a escola contribuiu nessa trajetória?
Autor(es): Porto, Ana Beatriz Rodrigues
Primeiro orientador: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
Primeiro membro da banca: Petean, Antonio Carlos Lopes
Segundo membro da banca: Reis, Carmen Lúcia Reis
Resumo: O hip hop por ser uma forma de expressão das populações excluídas das zonas urbanas, se constitui como movimento de revolução, de atitude e protesto, apontando para a realidade da periferia e reivindicando mudanças de vida. Ainda que em pequena proporção, é possível perceber a inserção do hip hop nos currículos escolares, como disciplina de artes e como projetos pedagógicos. O objetivo principal desse trabalho foi conhecer a trajetória de Mestres de Cerimônia e se a escola teve alguma participação no processo de constituição dessa identidade. Considerou-se tanto aspectos da história individual dos participantes, quanto elementos da trajetória escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas sob a perspectiva histórico-cultural, referenciada no discurso do participante, a partir disso foram criadas três categorias: as memórias da escola; primeiros contatos com o rap e estruturas técnicas no rap. O que possibilitou algumas reflexões sobre as dificuldades vivenciadas durante a trajetória de inserção no rap, a importância do apoio de professores no contexto escolar e os sentimentos, emoções que foram gerados durante as trajetórias dos entrevistados. Destaca-se a importância de que a escola acolha e estabeleça formas de diálogo com elementos culturais e formas de expressão dos jovens estudantes.
Abstract: Hip hop as a form of expression of excluded populations in urban areas, constitutes a movement of revolution, attitude and protest, pointing to the reality of the periphery and demanding changes in life. Although to a small extent, it is possible to perceive the insertion of hip hop in school curricula, as an arts discipline and as pedagogical projects. The main objective of this work was to know the trajectory of Masters of Ceremony and if the school had any participation in the process of constitution of this identity. Both aspects of the participants' individual history and elements of the school trajectory were considered. It is a qualitative research, in which semi-structured interviews were carried out, analyzed from a historical-cultural perspective, referenced in the participant's discourse, from this, three categories were created: the school memories; first contacts with rap and technical structures in rap. This allowed for some reflections on the difficulties experienced during the insertion trajectory in rap, the importance of the support of teachers in the school context and the feelings, emotions that were generated during these trajectories of the interviewees. It is important for the school to welcome and establish forms of dialogue with cultural elements and forms of expression of young students.
Palavras-chave: Mestre de Cerimônia
Rap
Escola
Psicologia Histórico-Cultural
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PORTO, Ana Beatriz Rodrigues. Mestre de cerimônia no hip hop: o que a escola contribuiu nessa trajetória?. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30639
Data de defesa: 18-Mar-2019
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MestreDeCerimônia.pdf877.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.