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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30639
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Mestre de cerimônia no hip hop: o que a escola contribuiu nessa trajetória? |
Autor: | Porto, Ana Beatriz Rodrigues |
Primer orientador: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
Primer miembro de la banca: | Petean, Antonio Carlos Lopes |
Segundo miembro de la banca: | Reis, Carmen Lúcia Reis |
Resumen: | O hip hop por ser uma forma de expressão das populações excluídas das zonas urbanas, se constitui como movimento de revolução, de atitude e protesto, apontando para a realidade da periferia e reivindicando mudanças de vida. Ainda que em pequena proporção, é possível perceber a inserção do hip hop nos currículos escolares, como disciplina de artes e como projetos pedagógicos. O objetivo principal desse trabalho foi conhecer a trajetória de Mestres de Cerimônia e se a escola teve alguma participação no processo de constituição dessa identidade. Considerou-se tanto aspectos da história individual dos participantes, quanto elementos da trajetória escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas sob a perspectiva histórico-cultural, referenciada no discurso do participante, a partir disso foram criadas três categorias: as memórias da escola; primeiros contatos com o rap e estruturas técnicas no rap. O que possibilitou algumas reflexões sobre as dificuldades vivenciadas durante a trajetória de inserção no rap, a importância do apoio de professores no contexto escolar e os sentimentos, emoções que foram gerados durante as trajetórias dos entrevistados. Destaca-se a importância de que a escola acolha e estabeleça formas de diálogo com elementos culturais e formas de expressão dos jovens estudantes. |
Abstract: | Hip hop as a form of expression of excluded populations in urban areas, constitutes a movement of revolution, attitude and protest, pointing to the reality of the periphery and demanding changes in life. Although to a small extent, it is possible to perceive the insertion of hip hop in school curricula, as an arts discipline and as pedagogical projects. The main objective of this work was to know the trajectory of Masters of Ceremony and if the school had any participation in the process of constitution of this identity. Both aspects of the participants' individual history and elements of the school trajectory were considered. It is a qualitative research, in which semi-structured interviews were carried out, analyzed from a historical-cultural perspective, referenced in the participant's discourse, from this, three categories were created: the school memories; first contacts with rap and technical structures in rap. This allowed for some reflections on the difficulties experienced during the insertion trajectory in rap, the importance of the support of teachers in the school context and the feelings, emotions that were generated during these trajectories of the interviewees. It is important for the school to welcome and establish forms of dialogue with cultural elements and forms of expression of young students. |
Palabras clave: | Mestre de Cerimônia Rap Escola Psicologia Histórico-Cultural |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PORTO, Ana Beatriz Rodrigues. Mestre de cerimônia no hip hop: o que a escola contribuiu nessa trajetória?. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30639 |
Fecha de defensa: | 18-mar-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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