Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30633
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Literatura infantil como ferramenta de intervenções sobre questões étnico-raciais: uma proposta a partir da Psicologia.
Author: Campos, Giovana Soares
First Advisor: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
First member of the Committee: Nganga, João Gabriel
Second member of the Committee: Souza, Cirley
Summary: RESUMO A escola além de ser socialmente responsável pela aprendizagem de conteúdos científicos, também é um espaço no qual a subjetividade de alunos e os professores se constrói. É um espaço importante para que os elementos sociais e culturais sejam repensados de forma crítica, para que se valorize a diversidade étnica. Algo fundamental, pois a presença de preconceito e outras formas de violência pode trazer muitos sofrimentos, além de dificultar o processo de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo propor, a partir dos referenciais teórico-práticos da Psicologia Escolar Crítica, formas de utilizar a literatura infantil como ferramenta para elaborar intervenções que previnam o racismo e outras formas de violência aos negros e povos indígenas. Para isso, utilizamos elementos da Teoria Histórico-Cultural, cujo principal representante foi Lev Semenovich Vigostki. Para o autor a cultura constitui nosso psiquimo, pois somos seres sociais. Ele também aborda as relações entre a Arte e a constituição humana, explicando como a arte proporciona novas percepções do sujeito de si, do outro e do mundo. Assim, primeiro realizamos uma revisão bibliográfica dos aspectos culturais e sociais dos povos negros e povos indígenas, situando pontos importantes das suas trajetórias no Brasil e as formas de discriminação e preconceito. A partir destas informações elaboramos propostas de intervenções para criança de oito a dez anos. Para isto, utilizamos duas obras de literatura infantil, Amoras e Coisas de Índio, produções artísticas e nos atos lúdicos, buscando favorecer transformação de suas atitudes e formas de superação do racismo e preconceitos. Esse trabalho pode contribuir para inspirar intervenções relacionadas a temas étnico-raciais nas escolas, favorecendo a auto estima de crianças negras por se sentirem representadas, ampliando a reflexão crítica sobre a realidade e a favorecendo a valorização da diversidade cultural.
Keywords: racismo
literatura infantil
Psicologia Escolar
violência e preconceito na escola
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CAMPOS, Giovana Soares. Literatura infantil como ferramenta de intervenções sobre questões étnico-raciais: uma proposta a partir da Psicologia. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30633
Date of defense: 18-Nov-2020
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiteraturaInfantilComo.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.