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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCampos, Giovana Soares-
dc.date.accessioned2020-12-14T21:19:01Z-
dc.date.available2020-12-14T21:19:01Z-
dc.date.issued2020-11-18-
dc.identifier.citationCAMPOS, Giovana Soares. Literatura infantil como ferramenta de intervenções sobre questões étnico-raciais: uma proposta a partir da Psicologia. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30633-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectracismopt_BR
dc.subjectliteratura infantilpt_BR
dc.subjectPsicologia Escolarpt_BR
dc.subjectviolência e preconceito na escolapt_BR
dc.titleLiteratura infantil como ferramenta de intervenções sobre questões étnico-raciais: uma proposta a partir da Psicologia.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453pt_BR
dc.contributor.referee1Nganga, João Gabriel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8550287643881852pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Cirley-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098309923269263pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoRESUMO A escola além de ser socialmente responsável pela aprendizagem de conteúdos científicos, também é um espaço no qual a subjetividade de alunos e os professores se constrói. É um espaço importante para que os elementos sociais e culturais sejam repensados de forma crítica, para que se valorize a diversidade étnica. Algo fundamental, pois a presença de preconceito e outras formas de violência pode trazer muitos sofrimentos, além de dificultar o processo de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo propor, a partir dos referenciais teórico-práticos da Psicologia Escolar Crítica, formas de utilizar a literatura infantil como ferramenta para elaborar intervenções que previnam o racismo e outras formas de violência aos negros e povos indígenas. Para isso, utilizamos elementos da Teoria Histórico-Cultural, cujo principal representante foi Lev Semenovich Vigostki. Para o autor a cultura constitui nosso psiquimo, pois somos seres sociais. Ele também aborda as relações entre a Arte e a constituição humana, explicando como a arte proporciona novas percepções do sujeito de si, do outro e do mundo. Assim, primeiro realizamos uma revisão bibliográfica dos aspectos culturais e sociais dos povos negros e povos indígenas, situando pontos importantes das suas trajetórias no Brasil e as formas de discriminação e preconceito. A partir destas informações elaboramos propostas de intervenções para criança de oito a dez anos. Para isto, utilizamos duas obras de literatura infantil, Amoras e Coisas de Índio, produções artísticas e nos atos lúdicos, buscando favorecer transformação de suas atitudes e formas de superação do racismo e preconceitos. Esse trabalho pode contribuir para inspirar intervenções relacionadas a temas étnico-raciais nas escolas, favorecendo a auto estima de crianças negras por se sentirem representadas, ampliando a reflexão crítica sobre a realidade e a favorecendo a valorização da diversidade cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

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