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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30633
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Campos, Giovana Soares | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T21:19:01Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14T21:19:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Giovana Soares. Literatura infantil como ferramenta de intervenções sobre questões étnico-raciais: uma proposta a partir da Psicologia. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30633 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | racismo | pt_BR |
dc.subject | literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar | pt_BR |
dc.subject | violência e preconceito na escola | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil como ferramenta de intervenções sobre questões étnico-raciais: uma proposta a partir da Psicologia. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5747815374339453 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nganga, João Gabriel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8550287643881852 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Cirley | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3098309923269263 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | RESUMO A escola além de ser socialmente responsável pela aprendizagem de conteúdos científicos, também é um espaço no qual a subjetividade de alunos e os professores se constrói. É um espaço importante para que os elementos sociais e culturais sejam repensados de forma crítica, para que se valorize a diversidade étnica. Algo fundamental, pois a presença de preconceito e outras formas de violência pode trazer muitos sofrimentos, além de dificultar o processo de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo propor, a partir dos referenciais teórico-práticos da Psicologia Escolar Crítica, formas de utilizar a literatura infantil como ferramenta para elaborar intervenções que previnam o racismo e outras formas de violência aos negros e povos indígenas. Para isso, utilizamos elementos da Teoria Histórico-Cultural, cujo principal representante foi Lev Semenovich Vigostki. Para o autor a cultura constitui nosso psiquimo, pois somos seres sociais. Ele também aborda as relações entre a Arte e a constituição humana, explicando como a arte proporciona novas percepções do sujeito de si, do outro e do mundo. Assim, primeiro realizamos uma revisão bibliográfica dos aspectos culturais e sociais dos povos negros e povos indígenas, situando pontos importantes das suas trajetórias no Brasil e as formas de discriminação e preconceito. A partir destas informações elaboramos propostas de intervenções para criança de oito a dez anos. Para isto, utilizamos duas obras de literatura infantil, Amoras e Coisas de Índio, produções artísticas e nos atos lúdicos, buscando favorecer transformação de suas atitudes e formas de superação do racismo e preconceitos. Esse trabalho pode contribuir para inspirar intervenções relacionadas a temas étnico-raciais nas escolas, favorecendo a auto estima de crianças negras por se sentirem representadas, ampliando a reflexão crítica sobre a realidade e a favorecendo a valorização da diversidade cultural. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 49 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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