Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30619
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Apetite ao lipídio em ratos consumidores crônicos de sacarose
Autor(es): Cunha, Matheus Campos
Primeiro orientador: Vieira, Alexandre Antonio
Primeiro membro da banca: Neiro, Érika Renata Barbosa
Segundo membro da banca: Santos , Vanessa Santana Vieira
Resumo: O consumo exagerado de alimentos industrializados contendo alto teor de açúcar e gordura é um problema de saúde pública. Experimentos prévios do nosso laboratório demonstraram que em ratos, o consumo crônico de sacarose 20 % produziu acúmulo de tecido adiposo (principalmente epididimal) e perda do interesse pela ingestão de ração comum. No presente estudo o objetivo principal foi testar se o rato consumidor crônico de sacarose 20 % apresentaria interesse pela ração com teor elevado (28 %) de lipídio. Ademais, em um segundo momento, verificamos as alterações sobre a pressão arterial sistólica (PAS) e frequência cardíaca (FC) basal bem como o acúmulo de tecido adiposo após a ingestão de sacarose e ração hiperlipídica. Imediatamente pós o desmame, os ratos foram divididos em dois grupos: O grupo 1 (água + ração comum) e o grupo 2 (sacarose + ração comum), permanecendo neste tratamento por 1 mês. Logo após, ambos os grupos foram subdivididos em 2 sendo que para um deles houve a adição de ração hiperlipídica, permanecendo assim por mais 1 mês. Logo após o segundo mês, os ratos pertencentes aos diferentes grupos foram colocados em gaiolas metabólicas sendo quantificada a ingestão de ração (comum e hiperlipídica) por 5 dias, seguido do registro da PAS e FC pela técnica da pletismografia de cauda. Os resultados mostraram que, ao longo dos 5 dias, os ratos tiveram direcionamento para a ingestão de ração hiperlipídica, com excessão aqueles pertencentes ao grupo 2 (sacarose + ração comum) que tiveram prévia adição da ração hiperlipídica. Ratos que tiveram acesso, em algum momento durante os 2 meses, à sacarose e/ou ração hiperlipídica tiveram aumento de tecido adiposo porém a ração hiperlipídica tendeu ao acúmulo de gordura na região intercostal. Não foram obervadas mudanças na PAS E FC após os 2 meses de tratamento. A conclusão dos resultados foi que ratos consumidores de sacarose (20 %) por 2 meses não perderam o interesse pela ração hiperlipídica (28 %) e também não apresentaram alterações na pressão arterial sistólica e frequência cardíaca.
Palavras-chave: Sacarose
Apetite ao lipídio
Tecido adiposo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CUNHA, Matheus Campos. Apetite ao lipídio em ratos consumidores crônicos de sacarose. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30619
Data de defesa: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ApetiteAoLipídio.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.