Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30577
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7943-6787
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Automação através de software conversacional: um estudo de caso em domótica
Título (s) alternativo (s): Automation through conversational software: a case study in home automation
Autor: Araújo, Julio Oliveira de Andrade
Primer orientador: Almeida, Marcelo Barros de
Primer miembro de la banca: Cunha, Marcio José da
Segundo miembro de la banca: Ferreira Júnior, Renato Fernandes
Resumen: Este trabalho apresenta o estudo e implementação de uma solução personalizável de assistente virtual, ou Chatbot, contemplando a sua integração a uma conversa privada no aplicativo de mensagens Telegram além da sua disponibilização em um serviço em nuvem, a fim de que o usuário possa solicitar informações e executar tarefas em um hardware que simula uma residência. Assim, o usuário, desde que tenha acesso a internet, controlará os elementos da sua casa a distância. O desenvolvimento deste trabalho é divido em 4 partes: Criação e treinamento do modelo de Machine Learning (Chatbot), disponibilização do modelo treinado em um serviço de computação em nuvem da Microsoft Azure, construção de um sistema embarcado e criação de um bot no Telegram. Ambas as 4 partes trabalham em sincronia e comunicando entre si. Por fim, com o intuito de testar o desempenho do produto desenvolvido neste trabalho, são apresentados resultados adquiridos da sua implementação em situações do cotidiano. O projeto foi desenvolvido levando em consideração critérios de segurança da informação e utilizando softwares e módulos open source, para a obtenção de um produto com bom custo-benefício.
Abstract: This work presents the study and implementation of a customizable virtual assistant solution, or Chatbot, contemplating its integration with a private conversation in the Telegram messaging application in addition to its availability in a cloud service, so that the user can request information and perform tasks on hardware that simulates a home. Thus, the user, as long as he has access to the internet, will control the elements of his home remotely. The development of this work is divided into 4 parts: Creation and training of the Machine Learning model (Chatbot), availability of the model trained in a Microsoft Azure cloud computing service, construction of an embedded system and creation of a bot in Telegram. Both 4 parts work in sync and communicate with each other. Finally, in order to test the performance of the product developed in this work, results obtained from its implementation in everyday situations are presented. The project was developed taking into account information security criteria and using open source software and modules, to obtain a cost-effective product.
Palabras clave: Inteligência artificial
Machine learning
Computação em nuvem
Chatbot
Sistemas embarcados
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAUJO, Julio Oliveira de Andrade. Automação através de software conversacional: um estudo de caso em domótica. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30577
Fecha de defensa: 15-sep-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia de Controle e Automação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AutomaçãoAtravésDe.pdf2.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.