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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2274-4604
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Políticas públicas, concepções, perspectivas para a formação continuada de professores da educação de jovens e adultos em Uberlândia/MG (2009-2016)
Título(s) alternativo(s): Public policies, conceptions, perspectives for training continuation of teachers of youth and adult education in Uberlândia /MG (2009-2016)
Autor(es): Rocha, Juliana Andrade
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Simone Ferraz
Segundo membro da banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Terceiro membro da banca: Novais, Gercina Santana
Quarto membro da banca: Borges, Maria Celia
Resumo: Este trabalho se insere na linha de pesquisa “Estado, Políticas e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, e tem como objetivo geral compreender as políticas públicas educacionais para formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, no período de 2009 a 2016. E como objetivos específicos: situar as políticas para formação de professores no Brasil e o contexto em que foram produzidas, com foco principal no período de 2009 a 2016; analisar as diferentes concepções e perspectivas no campo da formação continuada; analisar as concepções e perspectivas de formação continuada para os profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos em Uberlândia, no período de 2009 a 2016; levantar os conteúdos e os tipos de formação (conteúdo e forma) utilizados no processo de formação continuada do Cemepe para a EJA no período de 2009 a 2016. Para se alcançar os objetivos, a opção foi pela abordagem qualitativa. Como método científico, utilizou-se o Materialismo Histórico Dialético por fornecer ferramentas teóricas indispensáveis para apreensão e compreensão do real. Para captar o movimento do real do objeto investigado sob a perspectiva do Materialismo optou-se pelas análises de fontes documentais e bibliográficas, como documentos do Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (PMEA), dissertações, teses e artigos científicos. Ao mesmo tempo, realizou-se um estudo das políticas educacionais, dentre elas, aquelas mais diretamente voltadas para o campo da formação dos profissionais da educação básica, assim como os marcos orientadores e as bases legais que deram sustentação às políticas de formação continuada de professores da educação de jovens e adultos. Com base nas análises, foi possível apreender que, a formação continuada de Professores da EJA em Uberlândia, de 2009 a 2016, no PMEA aconteceram sob a coordenação do NEJA – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, na intenção de suprir as supostas necessidades formativas dos professores que atuavam no Programa. Foram ações de formação (gerais e específicas) na forma de cursos, fóruns, rodas de conversa, palestras, oficinas, reuniões e simpósios/seminários. Percebeu-se nessas formações a presença da concepção da racionalidade técnica e também a concepção do professor reflexivo durante o período analisado.
Abstract: This work is part of the research line “State, Policies and Management of Education”, of the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Education of the Federal University of Uberlândia, and has the general objective of analyzing the public educational policies for continuing education of teachers of Youth and Adult Education (EJA) in the city of Uberlândia, in Minas Gerais, from 2009 to 2016. And as specific objectives: Situate the policies for teacher training in Brazil; Analyze the different conceptions and perspectives in the field of teacher education and its implications in the field of continuing education; Analyze the concepts and perspectives of continuing education present in the PMEA in Uberlândia, from 2009 to 2016; To survey the contents and types of training (content and form) used in the process of continuing training of Cemepe for EJA in the period from 2009 to 2016. To achieve the objectives, the option was for the qualitative approach. As a scientific method we rely on Dialectical Historical Materialism for providing us with indispensable theoretical tools for apprehending and understanding the real. To capture the movement of the real of the investigated object from the perspective of Materialism, we opted for the analysis of documentary and bibliographic sources, such as documents from the Municipal Youth and Adult Education Program (PMEA), dissertations, theses and scientific articles. At the same time, a study of educational policies was carried out, among them, those most directly focused on the field of training of basic education professionals, as well as the guiding frameworks and legal bases that supported the policies of continuing teacher education. youth and adult education. Based on the analyzes, it was possible to apprehend that, the continuing training of EJA Teachers in Uberlândia, from 2009 to 2016, at PMEA took place under the coordination of NEJA - Center for Youth and Adult Education, with the intention of meeting the supposed training needs teachers who worked in the Program. There were training actions (general and specific) in the form of courses, forums, conversation circles, lectures, workshops, meetings and symposia / seminars. We perceive in these formations the presence of the conception of technical rationality and also the conception of the reflective teacher during the analyzed period.
Palavras-chave: Concepções de Formação Continuada
Conceptions of Continuing Education
Política Nacional de Formação
National Training Policy
PMEA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação e Estado
Educação de jovens e adultos
Professores - Formação
Educação permanente
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: ROCHA, Juliana Andrade. Políticas públicas, concepções, perspectivas para a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos em Uberlândia/MG (2009-2016). 2020. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.743.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.743
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30463
Data de defesa: 18-Set-2020
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