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Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: A formação para o mercado de trabalho: a Guarda Mirim de Montes Claros – MG (1992 - 2018)
Alternate title (s): Training for the labor market: the Guarda Mirim of Montes Claros – MG (1992 - 2018)
Author: Bessa, Cláudia Rosane Parrela
First Advisor: Lima, Antônio Bosco de
First member of the Committee: Nez, Egeslaine de
Second member of the Committee: Morais, Sérgio Paulo
Third member of the Committee: Meira, José Normando Gonçalves
Fourth member of the Committee: Previtali, Fabiane Santana
Summary: Discutir a formação, aparato de inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, tem se instituído imperativo nos dias atuais. O Programa Associação Mantenedora da Guarda Mirim de Montes Claros/MG constitui-se um espaço, cujo objetivo é a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade e risco social no mercado de trabalho. O presente estudo norteia-se pelos seguintes objetivos: identificar o principal fator e/ou motivação que explique a efetividade do Programa Guarda Mirim de Montes Claros/MG; conhecer o trabalho da Associação por meio de ações para a aprendizagem profissional dos jovens; analisar o papel da Associação da Guarda Mirim e sua constituição frente à reprodução das relações sociais de trabalho e hierarquia. Para atender ao propósito deste estudo, optou-se pela pesquisa descritiva. Metodologicamente, buscou-se a partir de técnicas descritivas, identificar como são os cursos de aprendizagem oferecidos pela Associação e quais são os objetivos dessas práticas para os seus formuladores e público-alvo, jovens em situação de vulnerabilidade e risco social. A partir da abordagem quantitativa, os dados foram coletados junto a organismos cuja missão é a prática e acompanhamento de políticas inclusivas. A parte qualitativa apresenta-se na perspectiva da triangulação entre o conhecimento da formação para o trabalho, o mercado de trabalho e os dados oficiais. Os resultados apontam para a existência de múltiplas determinações de vulnerabilidades e riscos sociais à condição juvenil no contexto montes-clarense. Os resultados traduzem o que significa a qualificação profissional, desenvolvida por meio dos cursos para os aprendizes, suas famílias e comunidade envolvida na realização do projeto. Percebeu-se que a Guarda Mirim, mesmo se constituindo como estratégia psicossocial e política voltada para a formação de aprendizes a serem empregados no setor terciário, reproduzindo a riqueza material e não contribuindo para superar o modo de produção que traz em si os conflitos e antagonismos das classes sociais, configura-se em um projeto hegemônico de educação concebida como uma atividade como outra existente no mercado, não diferente da indústria, do supermercado, do restaurante ou outra forma existente no mercado privado. Ainda assim, a partir da observação em campo, testemunhou-se que o projeto é carregado de vida e de esperança dos adolescentes e jovens envolvidos. É histórico, até por pertencer ao devir humano, o desejo de inserção social e econômica. Pelo trabalho aqui desenvolvido, observou-se a Instituição Guarda Mirim como porta de entrada de escolhidos a fazer parte de concretização desse desejo, seguindo hierarquia para se tornar mão de obra nas mãos de quem propicia aquele caminho como dádiva aos menos afortunados. A concepção de assistencialismo-paternalismo, travestida de programa de inserção socioeconômica, pode ser subliminar, mas está lá, povoando o universo de quem deseja entrar para a Guarda Mirim, ter a primeira oportunidade, como sonho de pais ao desejar o melhor aos filhos, entendendo ali como santuário educacional que mescla ensino, aprendizagem e labor, a parte que lhe é cabida nesse latifúndio do capital e do trabalho. No entanto, a Guarda Mirim mantém resultados positivos. Sobrevive num universo de parcas políticas públicas para inserção de jovens e de pessoas em risco social.
Abstract: Discussing training, an apparatus for the insertion of adolescents and young people in the labor market, has become imperative today. Keeping Association Program of Guarda Mirim Montes Claros / MG is a space whose objective is the insertion of young people in situations of vulnerability and social risk in the labor market. Present study is guided by the following objectives: to identify the main factor and / or motivation that explains the effectiveness of the Guarda Mirim de Montes Claros / MG Program; learn about the Association's work through actions for the professional learning of young people; to analyze the role of the Associação da Guarda Mirim and its constitution regarding the reproduction of social relations of work and hierarchy. To meet the purpose of this study, we opted for descriptive research. Methodologically, it sought, using descriptive techniques, to identify how the learning courses offered by the association are and what the objectives of these practices are for its formulators and target audience, young people under situation of vulnerability and social risk. From a quantitative approach, data were collected from organizations whose mission is the practice and monitoring of inclusive policies. The qualitative part is presented under the perspective of the triangulation between knowledge of training for work, the labor market and official data. The results point to the existence of multiple determinations of vulnerabilities and social risks to the youth condition in Montes Claros context. The results reflect what professional qualification developed through courses for apprentices means for their families and the community involved in carrying out the project. It was noticed that the Maintaining Association of Guarda Mirim of Montes Claros has a psychosocial and political strategy aimed at training apprentices to be employed in the tertiary sector, reproducing the material wealth and not contributing to overcome the way of production that it brings itself conflicts and antagonisms of the social classes. In spite of that, this program is a hegemonic project of education conceived as an activity like any other existing in the market. It is not diferente from the industry, the supermarket, the restaurant or any other form in the private market. Even so, from the observation in the field, it was witnessed that the project is full of life and hope for the adolescents and young people involved. The conception of assistencialismpaternalism, disguised as a socio-economic insertion program, may be subliminal. However, it is filling the universe of those who want to join the Guarda Mirim and have the first opportunity. It works as a dream of parents who wish the best for their children. Parents understand this program as an educational sanctuary that mixes teaching, learning and work, that is part of this latifundium of capital and money. Guarda Mirim maintains positive results. It survives in a universe of sparse public policies for the insertion of young people and people under social risk.
Keywords: Guarda Mirim
Guarda Mirim
Trabalho
Work
Poder Local
Local Power
Protagonismo Juvenil
Youth Protagonism
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: BESSA, Cláudia Rosane Parrela. A formação para o mercado de trabalho: a Guarda Mirim de Montes Claros – MG (1992 - 2018). 2020. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3910.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3910
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30460
Date of defense: 16-Jul-2020
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