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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Meio ambiente, educação e arte na perspectiva do Projeto Emcantar: uma contribuição à educação formal
Título(s) alternativo(s): Environment, education and art from the perspective of the Emcantar Project: a contribution to formal education
Autor(es): Rabelo, Ana Paula
Primeiro orientador: Vlach, Vânia Rubia Farias
Resumo: Esta pesquisa faz uma abordagem sobre as atividades socioambientais e artísticas empreendidas pelo Projeto EmCantar em parceria com dez escolas públicas do município de Uberlândia-MG. O Projeto EmCantar é uma Organização não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, que tem como objetivos a promoção da responsabilidade com o espaço ocupado, a disseminação da cultura popular e da arte como expressão do “Viver para o Ser”. Decidimos pesquisar e registrar essas atividades realizadas no espaço escolar com alunos e educadores pela oportunidade de identificar uma possibilidade educacional de discutir questões socioambientais levantadas, analisadas e postas em prática pelos próprios participantes. Assim, fizemos um levantamento da estrutura de atuação do Projeto EmCantar, partindo de seu início e razão de ser, analisando a formação de multiplicadores, a organização de suas diretrizes até a efetivação de sua parceira com as escolas. Para tanto, acompanhamos as oficinas ministradas semanalmente aos alunos e mensalmente aos educadores, registrando, por meio de fotos e colhendo depoimentos dos primeiros integrantes, que hoje coordenam as atividades, e dos demais participantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, por permitir maior envolvimento de todos os atores da pesquisa. Ao acompanhar a gravação do CD Mutirão (segundo CD do Projeto EmCantar) e a produção de desenhos animados com temáticas ambientais, que contaram com a participação direta das crianças, verificamos as possibilidades de reflexão e ação promovidas pela linguagem artística. A intenção de nosso trabalho é contribuir no fortalecimento de ações que buscam uma nova cultura escolar, pautada na interação entre sociedade e meio ambiente e na participação crítica e consciente da escola no contexto social. Certificamos ainda que muitas práticas pedagógicas inovadoras estão acontecendo no ensino público e existe uma vontade em consolidar uma Educação Ambiental que produza a qualidade de vida que almejamos.
Abstract: The research approaches the socio-environmental and artistic activities undertaken by the Projeto EmCantar, in partnership with ten public schools of Uberlândia-MG. The Projeto EmCantar is a Non-Govemmental Organization (NGO) that has as objectives the development of a responsibility with the space to be occupied, the dissemination of the popular culture and of the art as an expression of life. We decided to research and register the activities accomplished in the school environment, with students and educators, in order to identify an educational possibility to discuss socio-environmental issues which are analyzed and experienced by the participants. The performance of the Projeto EmCantar had its principies studied in order to analyze the formation of multipliers and the organization of its guidelines towards the partnership with the schools. For that, we attended the workshops that had a weekly program for the students and a monthly program for the teachers. The work was registered through pictures and interviews were done with the first members - that coordinate the present activities -- as well as with the other participants. The methodology was the research-action, to allow a better participation of all the subjects. When accompanying the CD Mutirão (collective effort recording) which was the second CD of the Projeto EmCantar, and the production of cartoons with environmental themes that had the children's direct participation, we verified the possibilities of reflection and action that were conveyed by the artistic language. The intention of our work is to contribute to the invigoration of actions that look for a new school culture, ruled by the interaction between society and environment and by the criticai and conscious participation of the school in the social context. We also verified that many innovative pedagogical practices are taking place in the teaching of public schools and that there is a will to consolidate an Environmental Education that produces the life quality that we have longed for.
Palavras-chave: Meio ambiente
Indivíduo
Educação socioambiental
Arte
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Assunto: Meio ambiente
Educação ambiental
Meio ambiente (Arte)
Artes na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: RABELO, Ana Paula. Meio ambiente, educação e arte na perspectiva do Projeto Emcantar: uma contribuição à educação formal. 2005. 97 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.71
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.71
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30446
Data de defesa: 2005
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