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dc.creatorRabelo, Ana Paula-
dc.date.accessioned2020-11-19T17:34:12Z-
dc.date.available2020-11-19T17:34:12Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationRABELO, Ana Paula. Meio ambiente, educação e arte na perspectiva do Projeto Emcantar: uma contribuição à educação formal. 2005. 97 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.71pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30446-
dc.description.abstractThe research approaches the socio-environmental and artistic activities undertaken by the Projeto EmCantar, in partnership with ten public schools of Uberlândia-MG. The Projeto EmCantar is a Non-Govemmental Organization (NGO) that has as objectives the development of a responsibility with the space to be occupied, the dissemination of the popular culture and of the art as an expression of life. We decided to research and register the activities accomplished in the school environment, with students and educators, in order to identify an educational possibility to discuss socio-environmental issues which are analyzed and experienced by the participants. The performance of the Projeto EmCantar had its principies studied in order to analyze the formation of multipliers and the organization of its guidelines towards the partnership with the schools. For that, we attended the workshops that had a weekly program for the students and a monthly program for the teachers. The work was registered through pictures and interviews were done with the first members - that coordinate the present activities -- as well as with the other participants. The methodology was the research-action, to allow a better participation of all the subjects. When accompanying the CD Mutirão (collective effort recording) which was the second CD of the Projeto EmCantar, and the production of cartoons with environmental themes that had the children's direct participation, we verified the possibilities of reflection and action that were conveyed by the artistic language. The intention of our work is to contribute to the invigoration of actions that look for a new school culture, ruled by the interaction between society and environment and by the criticai and conscious participation of the school in the social context. We also verified that many innovative pedagogical practices are taking place in the teaching of public schools and that there is a will to consolidate an Environmental Education that produces the life quality that we have longed for.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectIndivíduopt_BR
dc.subjectEducação socioambientalpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleMeio ambiente, educação e arte na perspectiva do Projeto Emcantar: uma contribuição à educação formalpt_BR
dc.title.alternativeEnvironment, education and art from the perspective of the Emcantar Project: a contribution to formal educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vlach, Vânia Rubia Farias-
dc.creator.Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa faz uma abordagem sobre as atividades socioambientais e artísticas empreendidas pelo Projeto EmCantar em parceria com dez escolas públicas do município de Uberlândia-MG. O Projeto EmCantar é uma Organização não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, que tem como objetivos a promoção da responsabilidade com o espaço ocupado, a disseminação da cultura popular e da arte como expressão do “Viver para o Ser”. Decidimos pesquisar e registrar essas atividades realizadas no espaço escolar com alunos e educadores pela oportunidade de identificar uma possibilidade educacional de discutir questões socioambientais levantadas, analisadas e postas em prática pelos próprios participantes. Assim, fizemos um levantamento da estrutura de atuação do Projeto EmCantar, partindo de seu início e razão de ser, analisando a formação de multiplicadores, a organização de suas diretrizes até a efetivação de sua parceira com as escolas. Para tanto, acompanhamos as oficinas ministradas semanalmente aos alunos e mensalmente aos educadores, registrando, por meio de fotos e colhendo depoimentos dos primeiros integrantes, que hoje coordenam as atividades, e dos demais participantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, por permitir maior envolvimento de todos os atores da pesquisa. Ao acompanhar a gravação do CD Mutirão (segundo CD do Projeto EmCantar) e a produção de desenhos animados com temáticas ambientais, que contaram com a participação direta das crianças, verificamos as possibilidades de reflexão e ação promovidas pela linguagem artística. A intenção de nosso trabalho é contribuir no fortalecimento de ações que buscam uma nova cultura escolar, pautada na interação entre sociedade e meio ambiente e na participação crítica e consciente da escola no contexto social. Certificamos ainda que muitas práticas pedagógicas inovadoras estão acontecendo no ensino público e existe uma vontade em consolidar uma Educação Ambiental que produza a qualidade de vida que almejamos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration97pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.71pt_BR
dc.crossref.doibatchid853d40d1-cca9-4588-868d-ce4953cff0ba-
dc.subject.autorizadoMeio ambientept_BR
dc.subject.autorizadoEducação ambientalpt_BR
dc.subject.autorizadoMeio ambiente (Arte)pt_BR
dc.subject.autorizadoArtes na educaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

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