Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30415
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O mundo existencial do aluno na aula de Ciências: perspectiva fenomenológica no ensino de Ciências na escola publica de 1º grau ( 5a. à 8º. séries) |
Título(s) alternativo(s): | The student's existential world in Science class: phenomenological perspective in Science teaching in public school from 1st grade (5th to 8th grades) |
Autor(es): | Shimamoto, Delma Faria |
Primeiro orientador: | Tápia, Luís Ernesto Rodriguez |
Resumo: | Estudo qualitativo da relação entre o processo -formal de ensino de Ciências e o mundo do aluno na escola pública de 1ºqrau (5a a 8a séries). Procede.se a descrição e interpretação "fenome. noioqico.existencial do discurso de professores, alunos e orienta. dores educacionais no caso de 05 (cincoj epcolas estaduais da 2oa„ DRE de Uberlândia . MG „ Evidencia.se uma manifesta desconexào oe sentido en tre o processo.formal., de,/ensino--apreridiaaaetri e o mundo exist.encia1 do aluno na aula de Ciências |
Abstract: | Qiualitative study of the meaningful connection/disconnection between the student´s existencial world and the formal process in teaching-learning Scienes at public e elementary school,, I±. proceda to the description and phenomenolooical existencial inter. pretation of the discourse of teachers, student'5 and educacional advisers in the case of 05 (five) 5 rate schools belonging to the 2óth„ Regional Schoool District in Uberlândia . UG „ Becomes evident a disconnection of meaning between formal process of teaching ..learning Science and the student´s existencial world. |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem de Ciências Mundo existencial do aluno Fenomenologia educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Assunto: | Ciência - Estudo e ensino Ciências (Ensino fundamental) Fenomenologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | SHIMAMOTO, Delma Faria. O mundo existencial do aluno na aula de Ciências: perspectiva fenomenológica no ensino de Ciências na escola publica de 1º grau ( 5a. à 8º. séries). 1993. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1993.3 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.1993.3 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30415 |
Data de defesa: | 1993 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MundoExistencialAluno.pdf | Dissertação | 3.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons