Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30415
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O mundo existencial do aluno na aula de Ciências: perspectiva fenomenológica no ensino de Ciências na escola publica de 1º grau ( 5a. à 8º. séries)
Título(s) alternativo(s): The student's existential world in Science class: phenomenological perspective in Science teaching in public school from 1st grade (5th to 8th grades)
Autor(es): Shimamoto, Delma Faria
Primeiro orientador: Tápia, Luís Ernesto Rodriguez
Resumo: Estudo qualitativo da relação entre o processo -formal de ensino de Ciências e o mundo do aluno na escola pública de 1ºqrau (5a a 8a séries). Procede.se a descrição e interpretação "fenome. noioqico.existencial do discurso de professores, alunos e orienta. dores educacionais no caso de 05 (cincoj epcolas estaduais da 2oa„ DRE de Uberlândia . MG „ Evidencia.se uma manifesta desconexào oe sentido en tre o processo.formal., de,/ensino--apreridiaaaetri e o mundo exist.encia1 do aluno na aula de Ciências
Abstract: Qiualitative study of the meaningful connection/disconnection between the student´s existencial world and the formal process in teaching-learning Scienes at public e elementary school,, I±. proceda to the description and phenomenolooical existencial inter. pretation of the discourse of teachers, student'5 and educacional advisers in the case of 05 (five) 5 rate schools belonging to the 2óth„ Regional Schoool District in Uberlândia . UG „ Becomes evident a disconnection of meaning between formal process of teaching ..learning Science and the student´s existencial world.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de Ciências
Mundo existencial do aluno
Fenomenologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Ciências (Ensino fundamental)
Fenomenologia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SHIMAMOTO, Delma Faria. O mundo existencial do aluno na aula de Ciências: perspectiva fenomenológica no ensino de Ciências na escola publica de 1º grau ( 5a. à 8º. séries). 1993. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1993.3
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.1993.3
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30415
Data de defesa: 1993
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MundoExistencialAluno.pdfDissertação3.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons