Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30384
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Aprendendo para ensinar, trabalhando para aprender: memorial de formação e profissionalização como músico e professor |
Título(s) alternativo(s): | Learning to teach, working to learn: memorial of training and professionalization as a musician and teacher |
Autor(es): | Barto, Victor Hugo |
Primeiro orientador: | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza |
Primeiro membro da banca: | Morato, Cintia Thais |
Segundo membro da banca: | Marques, Jaqueline Soares |
Resumo: | Este memorial de formação teve como objetivo compreender os caminhos de formação como músico e professor de música construídos por mim, desde a infância, com foco específico no período dos 5 aos 15 anos de idade. Para compreender os processos de aprendizagem pautei-me teoricamente em estudos sobre autoaprendizagem de Corrêa (2000); Gohn (2003); Abrahão (2004); Galvão (2005); Josso (2007; 2004); Kröning (2008) e Alves (2015); e aprendizagem orientada por professor Bozzetto (2004); Wille (2005); Lacorte e Galvão (2007). Nos estudos de Fucci Amato (2008) e Gomes (2009) pude identificar a influência da família na iniciação da criança na música bem como o apoio e estímulo à aprendizagem. Caracterizando-se como uma pesquisa autobiográfica, por narrativas de si, de acordo com Abrahão (2004); Josso (2002) e Alves (2015), os dados foram coletados nesta investigação por meio de diálogos com meus pais, primos e amigos que participaram dessa trajetória no período delimitado. Somado a isso, fontes materiais como cadernos de aulas, recortes de jornais, vídeos e fotografias, panfletos e documentos ajudaram, não só a recordar, mas materializar visualmente orientações de aulas, conteúdos, e repertórios estudados, a primeira apresentação num palco com uma banda e as primeiras aulas dadas na sala de casa, para vizinhos e amigos. Quanto à profissionalização o principal referencial foram os estudos de Morato (2009), que me deram suporte para compreender meus caminhos de profissionalização como músico de banda e professor de música, e entender essa formação e atuação precoce. Por meio da escrita dos fatos narrados fui remontando e ressignificando esse processo e pude refletir sobre esse vivido, agora com o olhar de um profissional adulto, músico e professor, interessado nos processos de ensinar e aprender música, seja dando aulas ou fazendo música nos palcos. Acredito que como eu, outros professores ou músicos poderão, por meio desse memorial reconhecer os diversos elementos presentes num processo multifacetado de formação e profissionalização em música e as possibilidades de contribuir de forma consciente na formação de outros músicos. |
Palavras-chave: | Formação musical Profissionalização em música Professor de música Músico de banda |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BARTO, Victor Hugo. Aprendendo para ensinar, trabalhando para aprender: memorial de formação e profissionalização como músico e professor. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30384 |
Data de defesa: | 15-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendendoParaEnsinar.pdf | 2.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.