Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarto, Victor Hugo-
dc.date.accessioned2020-11-13T18:37:32Z-
dc.date.available2020-11-13T18:37:32Z-
dc.date.issued2020-10-15-
dc.identifier.citationBARTO, Victor Hugo. Aprendendo para ensinar, trabalhando para aprender: memorial de formação e profissionalização como músico e professor. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30384-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação musicalpt_BR
dc.subjectProfissionalização em músicapt_BR
dc.subjectProfessor de músicapt_BR
dc.subjectMúsico de bandapt_BR
dc.titleAprendendo para ensinar, trabalhando para aprender: memorial de formação e profissionalização como músico e professorpt_BR
dc.title.alternativeLearning to teach, working to learn: memorial of training and professionalization as a musician and teacherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Cristina Lemes de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.contributor.referee1Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Jaqueline Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste memorial de formação teve como objetivo compreender os caminhos de formação como músico e professor de música construídos por mim, desde a infância, com foco específico no período dos 5 aos 15 anos de idade. Para compreender os processos de aprendizagem pautei-me teoricamente em estudos sobre autoaprendizagem de Corrêa (2000); Gohn (2003); Abrahão (2004); Galvão (2005); Josso (2007; 2004); Kröning (2008) e Alves (2015); e aprendizagem orientada por professor Bozzetto (2004); Wille (2005); Lacorte e Galvão (2007). Nos estudos de Fucci Amato (2008) e Gomes (2009) pude identificar a influência da família na iniciação da criança na música bem como o apoio e estímulo à aprendizagem. Caracterizando-se como uma pesquisa autobiográfica, por narrativas de si, de acordo com Abrahão (2004); Josso (2002) e Alves (2015), os dados foram coletados nesta investigação por meio de diálogos com meus pais, primos e amigos que participaram dessa trajetória no período delimitado. Somado a isso, fontes materiais como cadernos de aulas, recortes de jornais, vídeos e fotografias, panfletos e documentos ajudaram, não só a recordar, mas materializar visualmente orientações de aulas, conteúdos, e repertórios estudados, a primeira apresentação num palco com uma banda e as primeiras aulas dadas na sala de casa, para vizinhos e amigos. Quanto à profissionalização o principal referencial foram os estudos de Morato (2009), que me deram suporte para compreender meus caminhos de profissionalização como músico de banda e professor de música, e entender essa formação e atuação precoce. Por meio da escrita dos fatos narrados fui remontando e ressignificando esse processo e pude refletir sobre esse vivido, agora com o olhar de um profissional adulto, músico e professor, interessado nos processos de ensinar e aprender música, seja dando aulas ou fazendo música nos palcos. Acredito que como eu, outros professores ou músicos poderão, por meio desse memorial reconhecer os diversos elementos presentes num processo multifacetado de formação e profissionalização em música e as possibilidades de contribuir de forma consciente na formação de outros músicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprendendoParaEnsinar.pdf2.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.