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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30345
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Formação de professores de História: experiências, olhares e possibilidades (Minas Gerais, anos 80 e 90) |
Título(s) alternativo(s): | Formation of History teachers: experiences, perspectives and possibilities (Minas Gerais, 80s and 90s) |
Autor(es): | Mesquita, Ilka Miglio de |
Primeiro orientador: | Fonseca, Selva Guimarães |
Primeiro membro da banca: | Cicillini, Graça Aparecida |
Segundo membro da banca: | Zamboni, Ernesta |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de estudo o processo de formação do professor de História em universidades mineiras, nos anos 80 e 90 e as relações entre a formação inicial e a prática pedagógica no ensino fundamental e médio. Para desenvolver a pesquisa, foram selecionadas três universidades mineiras e um grupo de professores formados nestas instituições, que estão atuando no ensino de História, em escolas públicas de ensino fundamental e médio, como também um grupo de professores formadores pertencentes aos quadros das instituições escolhidas. As três Universidades selecionadas para esta investigação: a PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFU (Universidade Federal de Uberlândia -Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma reflexão sobre o papel da universidade na formação inicial e na construção da prática docente. Busca-se, ao registrar e repensar essas práticas, a construção de novos conhecimentos sobre o processo de formação e da prática docente, bem como sobre diversas mudanças ocorridas no processo de formação e na atuação do professor de História em Minas Gerais. O caminho metodológico escolhido foi a História Oral, com a intenção de dar voz aos sujeitos, dar vida às questões e problemas, reconstruindo e produzindo representações de professores formadores e de ensino fundamental e médio. A imagem construída da realidade vivenciada demonstra que formar o professor de História está além de Propostas Curriculares. Formar professor de História significa proporcionar ao profissional as condições reais para produzir conhecimentos históricos para dialogar com fontes e saberes construídos e transgredir práticas pedagógicas, materiais didáticos e guias curriculares que aprisionam o debate, o conhecimento e a reflexão sobre a própria experiência. |
Abstract: | This thesis has as its objective an analysis of the educational process through which history teachers are prepared for instruction at the elementary, junior and sênior high school leveis. Undergraduate programs of the eighties and nineties are analyzed together with the effect that these programs have had on teaching practices. Data were collected among students who had studied in universities in the State of Minas Gerais. Three university programs and graduates from these programs as well as professors were selected to participate in this study. The three universities selected were: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG and the Universidade Federal de Uberlândia (UFU). The role of universities in developing undergraduate programs and how these programs affect the teaching process is analyzed. The research seeks to register and rethink practices and the development of new knowledge in undergraduate education as well as the teaching process applied by professionals in elementary, junior and sênior high schools. Oral history was the methodological procedure adopted by the study as a means of giving voice to subject-participants and understanding the issues and problems faced by them. Reality, as experienced by the professionals interviewed, indicates that the process of preparing history teachers requires ability and information well beyond the established curriculum. Preparation to become a history teacher should involve providing the future professional with an understanding of the conditions which s/he will face in order to produce historical knowledge, to be able to interact with knowledge sources and to transgress preexisting pedagogical practices. In addition teachers should be prepared to interact with textbooks and syllabi that limit debate, knowledge and how we reflect on our experiences. |
Palavras-chave: | Anos 80 e 90 Formação do professor |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Professores de história Professores - Formação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | MESQUITA, Ilka Wiiglio de. Formação de professores de história: experiências, olhares e possibilidades (Minas Gerais, anos 80 e 90). 2000. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.44 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.44 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30345 |
Data de defesa: | 2000 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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