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dc.creatorMesquita, Ilka Miglio de-
dc.date.accessioned2020-11-11T18:43:25Z-
dc.date.available2020-11-11T18:43:25Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationMESQUITA, Ilka Wiiglio de. Formação de professores de história: experiências, olhares e possibilidades (Minas Gerais, anos 80 e 90). 2000. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.44pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30345-
dc.description.abstractThis thesis has as its objective an analysis of the educational process through which history teachers are prepared for instruction at the elementary, junior and sênior high school leveis. Undergraduate programs of the eighties and nineties are analyzed together with the effect that these programs have had on teaching practices. Data were collected among students who had studied in universities in the State of Minas Gerais. Three university programs and graduates from these programs as well as professors were selected to participate in this study. The three universities selected were: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG and the Universidade Federal de Uberlândia (UFU). The role of universities in developing undergraduate programs and how these programs affect the teaching process is analyzed. The research seeks to register and rethink practices and the development of new knowledge in undergraduate education as well as the teaching process applied by professionals in elementary, junior and sênior high schools. Oral history was the methodological procedure adopted by the study as a means of giving voice to subject-participants and understanding the issues and problems faced by them. Reality, as experienced by the professionals interviewed, indicates that the process of preparing history teachers requires ability and information well beyond the established curriculum. Preparation to become a history teacher should involve providing the future professional with an understanding of the conditions which s/he will face in order to produce historical knowledge, to be able to interact with knowledge sources and to transgress preexisting pedagogical practices. In addition teachers should be prepared to interact with textbooks and syllabi that limit debate, knowledge and how we reflect on our experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAnos 80 e 90pt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.titleFormação de professores de História: experiências, olhares e possibilidades (Minas Gerais, anos 80 e 90)pt_BR
dc.title.alternativeFormation of History teachers: experiences, perspectives and possibilities (Minas Gerais, 80s and 90s)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Selva Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6146634282412140pt_BR
dc.contributor.referee1Cicillini, Graça Aparecida-
dc.contributor.referee2Zamboni, Ernesta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4750940229067933pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo o processo de formação do professor de História em universidades mineiras, nos anos 80 e 90 e as relações entre a formação inicial e a prática pedagógica no ensino fundamental e médio. Para desenvolver a pesquisa, foram selecionadas três universidades mineiras e um grupo de professores formados nestas instituições, que estão atuando no ensino de História, em escolas públicas de ensino fundamental e médio, como também um grupo de professores formadores pertencentes aos quadros das instituições escolhidas. As três Universidades selecionadas para esta investigação: a PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFU (Universidade Federal de Uberlândia -Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma reflexão sobre o papel da universidade na formação inicial e na construção da prática docente. Busca-se, ao registrar e repensar essas práticas, a construção de novos conhecimentos sobre o processo de formação e da prática docente, bem como sobre diversas mudanças ocorridas no processo de formação e na atuação do professor de História em Minas Gerais. O caminho metodológico escolhido foi a História Oral, com a intenção de dar voz aos sujeitos, dar vida às questões e problemas, reconstruindo e produzindo representações de professores formadores e de ensino fundamental e médio. A imagem construída da realidade vivenciada demonstra que formar o professor de História está além de Propostas Curriculares. Formar professor de História significa proporcionar ao profissional as condições reais para produzir conhecimentos históricos para dialogar com fontes e saberes construídos e transgredir práticas pedagógicas, materiais didáticos e guias curriculares que aprisionam o debate, o conhecimento e a reflexão sobre a própria experiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration160pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2000.44pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9-
dc.subject.autorizadoProfessores de históriapt_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Formaçãopt_BR
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