Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30340
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A participação dos pais no processo de alfabetização: acompanhamento de estudo
Título(s) alternativo(s): Parental participation in the literacy process: study follow-up
Autor(es): Machado, Edna Mariana
Primeiro orientador: Oliveira, Fernando Antonio Leite de
Primeiro membro da banca: Maimoni, Eulália
Segundo membro da banca: Feltran, Regina Célia de Santis
Resumo: Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da abordagem cognitivo-desenvolvimentista, pesquisando o acompanhamento dos pais a vida escolar do aluno como um dos fatores que influenciam no seu rendimento. Realizou-se uma pesquisa de campo em duas escolas de Uberlândia, uma estadual e uma particular, com turmas de alfabetização. Foi utilizado entrevistas e questionários aplicados a professores, diretores, alunos e pais em relação aos diversos aspectos das: atividades escolares, destacando-se as tarefas determinadas "Para Casa". Concluiu-se que os pais, de modo geral, não acompanham satisfatoriamente a viria escolar de seus filhos e que, segundo a percepção de professores e diretores, os alunos teriam melhor rendimento caso houvesse uma participação mais efetiva dos pais no acompanhamento à vida escolar de seus filhos.
Abstract: This study was developed from the perspective of the cognitive-developmental approach, researching the monitoring of parents over the student's school life as one of the factors that influence their performance. Field research was carried out in two schools in Uberlândia, one state and one private, with literacy classes. Interviews and questionnaires applied to teachers, principals, students and parents in relation to the various aspects of: school activities, highlighting the tasks determined "For Home". It was concluded that the parents, in general, do not satisfactorily follow the would come from their children's school and that, according to the perception of teachers and principals, students would have better income if there was more effective parental participation in the monitoring their children's school life.
Palavras-chave: Pais
Processo de alfabetização
Parents
Literacy process
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Pais
Alfabetização
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MACHADO, Edna Mariana. A participação dos pais no processo de alfabetização: acompanhamento de estudo. 1994. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1994.6.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.1994.6
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30340
Data de defesa: 1994
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ParticipacaoPaisProcesso.pdfDissertação7.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons