Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30340
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A participação dos pais no processo de alfabetização: acompanhamento de estudo |
Título(s) alternativo(s): | Parental participation in the literacy process: study follow-up |
Autor(es): | Machado, Edna Mariana |
Primeiro orientador: | Oliveira, Fernando Antonio Leite de |
Primeiro membro da banca: | Maimoni, Eulália |
Segundo membro da banca: | Feltran, Regina Célia de Santis |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da abordagem cognitivo-desenvolvimentista, pesquisando o acompanhamento dos pais a vida escolar do aluno como um dos fatores que influenciam no seu rendimento. Realizou-se uma pesquisa de campo em duas escolas de Uberlândia, uma estadual e uma particular, com turmas de alfabetização. Foi utilizado entrevistas e questionários aplicados a professores, diretores, alunos e pais em relação aos diversos aspectos das: atividades escolares, destacando-se as tarefas determinadas "Para Casa". Concluiu-se que os pais, de modo geral, não acompanham satisfatoriamente a viria escolar de seus filhos e que, segundo a percepção de professores e diretores, os alunos teriam melhor rendimento caso houvesse uma participação mais efetiva dos pais no acompanhamento à vida escolar de seus filhos. |
Abstract: | This study was developed from the perspective of the cognitive-developmental approach, researching the monitoring of parents over the student's school life as one of the factors that influence their performance. Field research was carried out in two schools in Uberlândia, one state and one private, with literacy classes. Interviews and questionnaires applied to teachers, principals, students and parents in relation to the various aspects of: school activities, highlighting the tasks determined "For Home". It was concluded that the parents, in general, do not satisfactorily follow the would come from their children's school and that, according to the perception of teachers and principals, students would have better income if there was more effective parental participation in the monitoring their children's school life. |
Palavras-chave: | Pais Processo de alfabetização Parents Literacy process |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Pais Alfabetização |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | MACHADO, Edna Mariana. A participação dos pais no processo de alfabetização: acompanhamento de estudo. 1994. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1994.6. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.1994.6 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30340 |
Data de defesa: | 1994 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ParticipacaoPaisProcesso.pdf | Dissertação | 7.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons