Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30340
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Edna Mariana-
dc.date.accessioned2020-11-11T17:32:41Z-
dc.date.available2020-11-11T17:32:41Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationMACHADO, Edna Mariana. A participação dos pais no processo de alfabetização: acompanhamento de estudo. 1994. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1994.6.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30340-
dc.description.abstractThis study was developed from the perspective of the cognitive-developmental approach, researching the monitoring of parents over the student's school life as one of the factors that influence their performance. Field research was carried out in two schools in Uberlândia, one state and one private, with literacy classes. Interviews and questionnaires applied to teachers, principals, students and parents in relation to the various aspects of: school activities, highlighting the tasks determined "For Home". It was concluded that the parents, in general, do not satisfactorily follow the would come from their children's school and that, according to the perception of teachers and principals, students would have better income if there was more effective parental participation in the monitoring their children's school life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPaispt_BR
dc.subjectProcesso de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectParentspt_BR
dc.subjectLiteracy processpt_BR
dc.titleA participação dos pais no processo de alfabetização: acompanhamento de estudopt_BR
dc.title.alternativeParental participation in the literacy process: study follow-uppt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fernando Antonio Leite de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6959872981964065pt_BR
dc.contributor.referee1Maimoni, Eulália-
dc.contributor.referee2Feltran, Regina Célia de Santis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755409637145954pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da abordagem cognitivo-desenvolvimentista, pesquisando o acompanhamento dos pais a vida escolar do aluno como um dos fatores que influenciam no seu rendimento. Realizou-se uma pesquisa de campo em duas escolas de Uberlândia, uma estadual e uma particular, com turmas de alfabetização. Foi utilizado entrevistas e questionários aplicados a professores, diretores, alunos e pais em relação aos diversos aspectos das: atividades escolares, destacando-se as tarefas determinadas "Para Casa". Concluiu-se que os pais, de modo geral, não acompanham satisfatoriamente a viria escolar de seus filhos e que, segundo a percepção de professores e diretores, os alunos teriam melhor rendimento caso houvesse uma participação mais efetiva dos pais no acompanhamento à vida escolar de seus filhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration128pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.1994.6pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9-
dc.subject.autorizadoPaispt_BR
dc.subject.autorizadoAlfabetizaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ParticipacaoPaisProcesso.pdfDissertação7.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons