Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30332
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Fazer, existir, ser: o curso técnico de Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (1971 a 1995)
Título (s) alternativo (s): Do, exist, be: the technical nursing course at the Technical Health School of the Federal University of Uberlândia (1971 to 1995)
Autor: Faleiros, Eneida de Mattos
Primer orientador: Gonçalves Neto, Wenceslau
Primer miembro de la banca: Casagrande, Lisete Diniz Ribas
Resumen: Este trabalho teve como objetivo recuperar a trajetória do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia , registrando os acontecimentos e transformações de ordem administrativas e didático-pedagógicas, no período de 1971 a 1995. O percurso escolhido para este estudo foi a pesquisa-qualitativa numa perspectiva histórica, utilizando como técnica de investigação a pesquisa e análise documental, história oral e pesquisa de campo. No decorrer dessa história, o Curso Técnico em Enfermagem, nos aspectos administrativos, organizou-se inicialmetne como uma escola privada submetida ao sistema Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais (1971 a 1981). A partir de 1981, organizou-se como escola pública federal, integrada à Universidade Federal de Uberlândia. Nos aspectos didático-pedagógicos, o agir pedagógico foi regido por legislações e normas determinadas pela sociedade, pelo sistema educacional, pela própria instituição; pelas concepções das relações entre homem/mundo, sujeito/objeto configuradas nos objetivos e fins da ESCOLA/CURSO, em diversos momentos durante a sua trajetória histórica. Concluindo, a identidade do Curso Técnico em Enfermagem da ESTES/UFU foi constituída pelo seu FAZER, EXISTIR e SER.
Abstract: Th is investigation aimed at recovering the track of the Tech nica! Nursing Course at the Technical Health School (ESTES) of the Federal University of Uberlândia by recording the events and transformations as to the administrative and pedagogical aspects from 1971 to 1995. The qua/itative method of research was chosen bearíng in mind a historícal perspective by using the following research instruments: documentary research and analysis, oral statements, and field research. Focusing the administrative aspects, in the course o f its history, the Technical Nursing Course was first organized as a prívate school under the educationai system of Minas Gerais State from 1971 to 1981; afterwards, it became a pubiic and federai school and an integrated part o f the Federai University of Uberlândia. As far as the pedagogical aspects are concerned, the Technical Nursing Course has been managed by iegisiations and ruies which were set by society, the educationai system, and the institution itseif, and aiso by the reiationship concepts between man/worid, and subject/object. This has been considered in the iight of the aims of the Technical Nursing Course in different moments during its historícal path. The identity of the Technical Nursing Course has therefore been constituted by its inherentfacets: DOiNG, EXISTING, and BEiNG.
Palabras clave: Enfermagem
Saúde
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Técnicos em enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: FALEIROS, Eneida de Mattos. Fazer, existir, ser: o curso técnico de Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (1971 a 1995). 1997. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.19
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.19
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30332
Fecha de defensa: 1997
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FazerExistirSer.pdf14.81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons