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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30332
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Faleiros, Eneida de Mattos | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-11T16:50:21Z | - |
dc.date.available | 2020-11-11T16:50:21Z | - |
dc.date.issued | 1997 | - |
dc.identifier.citation | FALEIROS, Eneida de Mattos. Fazer, existir, ser: o curso técnico de Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (1971 a 1995). 1997. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.19 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30332 | - |
dc.description.abstract | Th is investigation aimed at recovering the track of the Tech nica! Nursing Course at the Technical Health School (ESTES) of the Federal University of Uberlândia by recording the events and transformations as to the administrative and pedagogical aspects from 1971 to 1995. The qua/itative method of research was chosen bearíng in mind a historícal perspective by using the following research instruments: documentary research and analysis, oral statements, and field research. Focusing the administrative aspects, in the course o f its history, the Technical Nursing Course was first organized as a prívate school under the educationai system of Minas Gerais State from 1971 to 1981; afterwards, it became a pubiic and federai school and an integrated part o f the Federai University of Uberlândia. As far as the pedagogical aspects are concerned, the Technical Nursing Course has been managed by iegisiations and ruies which were set by society, the educationai system, and the institution itseif, and aiso by the reiationship concepts between man/worid, and subject/object. This has been considered in the iight of the aims of the Technical Nursing Course in different moments during its historícal path. The identity of the Technical Nursing Course has therefore been constituted by its inherentfacets: DOiNG, EXISTING, and BEiNG. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.title | Fazer, existir, ser: o curso técnico de Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (1971 a 1995) | pt_BR |
dc.title.alternative | Do, exist, be: the technical nursing course at the Technical Health School of the Federal University of Uberlândia (1971 to 1995) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6258906373771462 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Casagrande, Lisete Diniz Ribas | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0060050155956440 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo recuperar a trajetória do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia , registrando os acontecimentos e transformações de ordem administrativas e didático-pedagógicas, no período de 1971 a 1995. O percurso escolhido para este estudo foi a pesquisa-qualitativa numa perspectiva histórica, utilizando como técnica de investigação a pesquisa e análise documental, história oral e pesquisa de campo. No decorrer dessa história, o Curso Técnico em Enfermagem, nos aspectos administrativos, organizou-se inicialmetne como uma escola privada submetida ao sistema Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais (1971 a 1981). A partir de 1981, organizou-se como escola pública federal, integrada à Universidade Federal de Uberlândia. Nos aspectos didático-pedagógicos, o agir pedagógico foi regido por legislações e normas determinadas pela sociedade, pelo sistema educacional, pela própria instituição; pelas concepções das relações entre homem/mundo, sujeito/objeto configuradas nos objetivos e fins da ESCOLA/CURSO, em diversos momentos durante a sua trajetória histórica. Concluindo, a identidade do Curso Técnico em Enfermagem da ESTES/UFU foi constituída pelo seu FAZER, EXISTIR e SER. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 205 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.1997.19 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9 | - |
dc.subject.autorizado | Técnicos em enfermagem | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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