Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30287
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4022-1305
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Releitura do contos de fadas por meio de cordéis na perspectiva do letramento literário
Título(s) alternativo(s): Review of fairy tales through cordels from the literary lettering perspective
Autor(es): Pereira, Ângela Márcia Fernandes
Primeiro orientador: Gama-Khalil, Marisa Martins
Primeiro membro da banca: Biella, João Carlos
Segundo membro da banca: Iguma, Andréia de Oliveira Alencar
Resumo: O ensino de literatura nas escolas vem sendo relegado a segundo plano e por esse motivo sempre foi alvo de questionamento de teóricos e especialistas da área e, também, devido ao insucesso das metodologias aplicadas que visam ao letramento literário do aluno. Com a finalidade de alterar essa realidade e de promover práticas de leitura mais significativas dos textos literários, pensamos em estratégias de ensino que despertassem a consciência leitora do aluno e que, igualmente, promovessem a construção de um sujeito que saiba interagir, construir, reconstruir e ressignificar seu próprio universo por meio da palavra. Seguindo esse direcionamento, realizamos um trabalho com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública, no Distrito Federal. Acreditamos que o trabalho intertextual entre os folhetos de cordel e os contos de fadas seria significativo para a formação da competência literária e linguística do aluno e, do mesmo modo, para o desenvolvimento do seu senso crítico. A representação da mulher foi o tema que conjugou intertextualmente as narrativas de cordel e as de contos de fadas. Desse modo, com base na Sequência Básica do letramento literário sugerida por Rildo Cosson (2014), propusemos oficinas que instigassem a leitura e a escrita literária nos alunos e que, da mesma forma, incentivassem uma reflexão sobre o lugar que a mulher ocupa na literatura. A proposta da pesquisa consistiu em realizar um estudo bibliográfico sobre o letramento literário, a escolarização da literatura e a intertextualidade no ensino dos gêneros literários com base em um aparato teórico específico. Além disso, também foi nosso objetivo promover a intertextualidade entre o gênero cordel e o gênero conto de fadas, por meio de oficinas voltadas para a leitura e escrita de folhetos que abordassem a questão da mulher, possibilitando uma revisão da imagem feminina condizente com a realidade atual, que é de luta por igualdade de gênero e de busca por ampliação dos espaços de ocupação feminina.
Abstract: The teaching of literacy in schools has been relegated to the background and for this reason it has always been the target of questioning by theorists and specialists in the area and, also, due to the failure of the applied methodologies that aim at the literary literacy of the student. In order to change this reality and promote more meaningful reading practices of literary texts, we thought of teaching strategies that would awaken the student's reading awareness and that, equally, promote the construction of a subject who knows how to interact, build, reconstruct and resignify himself universe itself through the word. Following this direction, we carried out work with 6th grade students of Elementary School II, from a public school in the Federal District. We believe that the intertextual work between cordel leaflets and fairytales would be significant for the formation of the student’s literary and linguistic competence and, in the same way, for the development of his critical sense. The representation of women was the theme that intertwined cordel and fairytale narratives intertextually. Thus, based on the Basic Sequence of literary literacy suggested by Rildo Cosson (2014), we proposed workshops that instigated literary reading and writing in students and that, likewise, encourage reflection on the place that women occupy in literature. The research proposal consisted of conducting a bibliographic study on literary literacy, schooling of literature and intertextuality in the teaching of literary genres based on a specific theoretical apparatus. In addition, it was also our goal to promote intertextuality between the cordel genre and the fairy tale genre, through workshops aimed at reading and writing leaflets that addressed the issue of women, enabling a review of the female image consistent with reality current, which is about fighting for gender equality and seeking to expand spaces for female occupation
Palavras-chave: Letramento literário
Fantastico
Conto de fadas
Cordel
Intertextualidade
Literary
Fantastic
Fairytale
Intertextual
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Assunto: Letramento
Contos de fadas
Literatura de cordel
Intertextualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: PEREIRA, Ângela Márcia Fernandes. Releitura do contos de fadas por meio de cordéis na perspectiva do letramento literário. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.235.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.235
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30287
Data de defesa: 21-Fev-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReleituraContosFadas.pdfDissertação5.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.