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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6876-6323
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Educomunicação e jornalismo: possibilidade de prática educativa para o exercício do jornalismo cidadão
Alternate title (s): Educommunication and journalism: possibility of educational practice for the exercise of citizen journalism
Educomunicación y periodismo: posibilidad de práctica educativa para el ejercicio del periodismo ciudadano
Author: Silva, Christiane Pitanga Serafim da
First Advisor: Franco, Aléxia Pádua
First member of the Committee: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Second member of the Committee: Pinto, Manuel Joaquim da Silva
Third member of the Committee: Consani, Marciel Aparecido
Fourth member of the Committee: Campos, Vanessa Therezinha Bueno
Summary: A Educomunicação tem sido vivenciada no 1º período do curso de Jornalismo da UFU como uma ação educativa, um processo de compartilhamento e produção de conhecimentos de forma criativa e crítica, numa relação dialógica, horizontalizada e democrática entre docentes, discentes e comunidades externas à universidade para a produção midiática. A proposta desta pesquisa foi investigar, sob a perspectiva dos estudantes, em que medida os aprendizados resultantes desse diálogo contribuem e como contribuem para a formação jornalística e o exercício do jornalismo cidadão. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre Educomunicação e jornalismo cidadão para articular as análises das entrevistas semiestruturadas realizadas com os estudantes. Esta pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida à luz da educação dialógica e problematizadora de Paulo Freire, tendo como método de análise a dialética. Os resultados demonstraram que o processo educomunicativo possibilita a construção de conhecimento crítico sobre o Jornalismo e favorece a prática do jornalismo cidadão. No entanto, o projeto educomunicativo, como uma ação educativa, não é o suficiente para o rompimento com os determinismos do mercado e do próprio curso de Jornalismo da UFU. Pressupõe que, para tanto, é necessário que a Educomunicação atravesse todo o curso como uma prática educativa transdisciplinar.
Abstract: In the first semester of Journalism studies at UFU Educommunication has been experienced as an educational practice and as a process of sharing and producing knowledge in a creative and critical way, in a dialogical, horizontal and democratic relationship between teachers, students and communities out of the university for media production. This research explores, from the students' perspective, to what extent and how the learning resulting from this dialogue contribute to the journalistic qualifications and to exercise citizen journalism. Therefore, a review of literature on Educommunication and citizen journalism was carried out to evaluate the semi-structured interviews conducted with the students. This is a qualitative research and it was developed according to Paulo Freire's dialogical and problematizing education, using dialectics as the method of analysis. Results of this study substantiate the belief that the educommunicative process can develop a critical knowledge about Journalism and make the practice of citizen journalism easier. However, the educommunicative project as an educational practice is not enough to break with the determinism neither of the market nor of the Journalism studies at UFU itself. This research advances the idea that, for this, Educommunication would need to be a transdisciplinary educational practice during all the graduation on Journalism.
Keywords: Educomunicação
Jornalismo cidadão
Formação do Jornalista
Paulo Freire
Educommunication
Citizen journalism
Journalist education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Subject: Educomunicação
Jornalismo
Cidadania
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Christiane Pitanga Serafim da. Educomunicação e jornalismo: possibilidade de prática educativa para o exercício do jornalismo cidadão. 2020. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.699
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.699
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30140
Date of defense: 27-Aug-2020
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