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dc.creatorSilva, Christiane Pitanga Serafim da-
dc.date.accessioned2020-10-20T12:07:45Z-
dc.date.available2020-10-20T12:07:45Z-
dc.date.issued2020-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Christiane Pitanga Serafim da. Educomunicação e jornalismo: possibilidade de prática educativa para o exercício do jornalismo cidadão. 2020. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.699pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30140-
dc.description.abstractIn the first semester of Journalism studies at UFU Educommunication has been experienced as an educational practice and as a process of sharing and producing knowledge in a creative and critical way, in a dialogical, horizontal and democratic relationship between teachers, students and communities out of the university for media production. This research explores, from the students' perspective, to what extent and how the learning resulting from this dialogue contribute to the journalistic qualifications and to exercise citizen journalism. Therefore, a review of literature on Educommunication and citizen journalism was carried out to evaluate the semi-structured interviews conducted with the students. This is a qualitative research and it was developed according to Paulo Freire's dialogical and problematizing education, using dialectics as the method of analysis. Results of this study substantiate the belief that the educommunicative process can develop a critical knowledge about Journalism and make the practice of citizen journalism easier. However, the educommunicative project as an educational practice is not enough to break with the determinism neither of the market nor of the Journalism studies at UFU itself. This research advances the idea that, for this, Educommunication would need to be a transdisciplinary educational practice during all the graduation on Journalism.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectJornalismo cidadãopt_BR
dc.subjectFormação do Jornalistapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEducommunicationpt_BR
dc.subjectCitizen journalismpt_BR
dc.subjectJournalist educationpt_BR
dc.titleEducomunicação e jornalismo: possibilidade de prática educativa para o exercício do jornalismo cidadãopt_BR
dc.title.alternativeEducommunication and journalism: possibility of educational practice for the exercise of citizen journalismpt_BR
dc.title.alternativeEducomunicación y periodismo: posibilidad de práctica educativa para el ejercicio del periodismo ciudadanopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607042780750206pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.referee2Pinto, Manuel Joaquim da Silva-
dc.contributor.referee3Consani, Marciel Aparecido-
dc.contributor.referee4Campos, Vanessa Therezinha Bueno-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4111459742234847pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA Educomunicação tem sido vivenciada no 1º período do curso de Jornalismo da UFU como uma ação educativa, um processo de compartilhamento e produção de conhecimentos de forma criativa e crítica, numa relação dialógica, horizontalizada e democrática entre docentes, discentes e comunidades externas à universidade para a produção midiática. A proposta desta pesquisa foi investigar, sob a perspectiva dos estudantes, em que medida os aprendizados resultantes desse diálogo contribuem e como contribuem para a formação jornalística e o exercício do jornalismo cidadão. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre Educomunicação e jornalismo cidadão para articular as análises das entrevistas semiestruturadas realizadas com os estudantes. Esta pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida à luz da educação dialógica e problematizadora de Paulo Freire, tendo como método de análise a dialética. Os resultados demonstraram que o processo educomunicativo possibilita a construção de conhecimento crítico sobre o Jornalismo e favorece a prática do jornalismo cidadão. No entanto, o projeto educomunicativo, como uma ação educativa, não é o suficiente para o rompimento com os determinismos do mercado e do próprio curso de Jornalismo da UFU. Pressupõe que, para tanto, é necessário que a Educomunicação atravesse todo o curso como uma prática educativa transdisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration227pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.699pt_BR
dc.orcid.putcode82333544-
dc.crossref.doibatchid834c9b56-b0d8-4401-96c1-e5769e6f047e-
dc.subject.autorizadoEducomunicaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoJornalismopt_BR
dc.subject.autorizadoCidadaniapt_BR
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