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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30138
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4734-1964 |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Fecha de embargo: | 2022-02-19 |
Título: | O trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a docência nas instituições de ensino públicas municipais de Uberlândia/MG, a partir da década de 1990 |
Título (s) alternativo (s): | Teaching work in basic education: a study on teaching in municipal public education institutions from Uberlândia, Minas Gerais, Brazil, since the 1990s |
Autor: | Pedroso, Sandra Gramilich |
Primer orientador: | Previtali, Fabiane Santana |
Segundo miembro de la banca: | França, Robson Luiz de |
Tercer miembro de la banca: | Morais, Sérgio Paulo |
Cuarto miembro de la banca: | Raimann, Ari |
Quinto miembro de la banca: | Lemos, Marcelo Rodrigues |
Resumen: | A presente tese analisa as condições de trabalho do(a) professor(a) da educação básica nas instituições de ensino públicas municipais de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, a partir da década de 1990. O objetivo principal deste estudo é analisar tais condições e identificar fatores relacionados à precarização do trabalho, tais como o processo de intensificação e o adoecimento através do estresse. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo descritivo, em que os dados são coletados por meio de questionário e proporcionam a análise das condições de trabalho. Nela, são verificados os principais elementos do cotidiano escolar que desenvolvem conflitos internos e externos, no que tange à organização estrutural, às nuances do trabalho docente e à relação laboral, que podem proporcionar altos níveis de tensão. Dessa forma, o(a) docente trabalha insatisfeito(a), num estado de insegurança e com dificuldades no exercício da profissão, o que o conduz a frustrações, problemas emocionais e físicos que afetam a autonomia e subjetividade, além de proporcionar uma apatia profissional. Por meio da análise, foi possível identificar e estudar as dificuldades de trabalho do(a) docente de instituições de ensino públicas municipais. Esse contexto envolve complexidades e obstáculos, os quais exigem melhorias no processo estrutural e organizacional, nas condições do trabalho docente e no papel do Estado e de todos os envolvidos. Assim, a valorização dos(as) profissionais da educação poderá acontecer diariamente nas instituições de ensino públicas, demonstrando a importância desse(a) profissional na esfera social. |
Abstract: | The present thesis analyzes the working conditions of the basic education teacher in municipal public schools in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil, from the 1990s. The main objective of this study is to analyze these conditions and to identify factors related to work precariousness, such as the intensification process and illness through stress. The research is qualitative and descriptive, in which data are collected through a questionnaire and provide the analysis of working conditions. The main elements of daily school life that develop internal and external conflicts regarding the structural organization, the nuances of teaching work and labor relationship, which can provide high levels of tension, are verified. Thus, the teacher works dissatisfied, in a state of insecurity and with difficulties in the professional practice, which leads to frustrations, emotional and physical problems that affect autonomy and subjectivity, in addition to professional apathy. Through the analysis, it was possible to identify and study the work difficulties of the teacher from municipal public educational institutions. This context involves complexities and obstacles, which require improvements in the structural and organizational process, in the conditions of teaching work and in the role of the State and all those subjects involved. Therefore, the valorization of education professionals can happen daily in public educational institutions, demonstrating the importance of this professional in the social sphere. |
Palabras clave: | Trabalho Docente Instituições de Ensino Públicas Condições de Trabalho Teaching Work Public Education Institutions Working Conditions Educação |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Educação básica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | PEDROSO, Sandra Gramilich. O trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a docência nas instituições de ensino públicas municipais de Uberlândia/MG, a partir da década de 1990. 2020. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3015 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3015 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30138 |
Fecha de defensa: | 19-feb-2020 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
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