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dc.creatorPedroso, Sandra Gramilich-
dc.date.accessioned2020-10-19T17:09:24Z-
dc.date.available2020-10-19T17:09:24Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationPEDROSO, Sandra Gramilich. O trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a docência nas instituições de ensino públicas municipais de Uberlândia/MG, a partir da década de 1990. 2020. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3015pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30138-
dc.description.abstractThe present thesis analyzes the working conditions of the basic education teacher in municipal public schools in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil, from the 1990s. The main objective of this study is to analyze these conditions and to identify factors related to work precariousness, such as the intensification process and illness through stress. The research is qualitative and descriptive, in which data are collected through a questionnaire and provide the analysis of working conditions. The main elements of daily school life that develop internal and external conflicts regarding the structural organization, the nuances of teaching work and labor relationship, which can provide high levels of tension, are verified. Thus, the teacher works dissatisfied, in a state of insecurity and with difficulties in the professional practice, which leads to frustrations, emotional and physical problems that affect autonomy and subjectivity, in addition to professional apathy. Through the analysis, it was possible to identify and study the work difficulties of the teacher from municipal public educational institutions. This context involves complexities and obstacles, which require improvements in the structural and organizational process, in the conditions of teaching work and in the role of the State and all those subjects involved. Therefore, the valorization of education professionals can happen daily in public educational institutions, demonstrating the importance of this professional in the social sphere.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho Docentept_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Públicaspt_BR
dc.subjectCondições de Trabalhopt_BR
dc.subjectTeaching Workpt_BR
dc.subjectPublic Education Institutionspt_BR
dc.subjectWorking Conditionspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a docência nas instituições de ensino públicas municipais de Uberlândia/MG, a partir da década de 1990pt_BR
dc.title.alternativeTeaching work in basic education: a study on teaching in municipal public education institutions from Uberlândia, Minas Gerais, Brazil, since the 1990spt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.referee2França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee3Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee4Raimann, Ari-
dc.contributor.referee5Lemos, Marcelo Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3193865637778100pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA presente tese analisa as condições de trabalho do(a) professor(a) da educação básica nas instituições de ensino públicas municipais de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, a partir da década de 1990. O objetivo principal deste estudo é analisar tais condições e identificar fatores relacionados à precarização do trabalho, tais como o processo de intensificação e o adoecimento através do estresse. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo descritivo, em que os dados são coletados por meio de questionário e proporcionam a análise das condições de trabalho. Nela, são verificados os principais elementos do cotidiano escolar que desenvolvem conflitos internos e externos, no que tange à organização estrutural, às nuances do trabalho docente e à relação laboral, que podem proporcionar altos níveis de tensão. Dessa forma, o(a) docente trabalha insatisfeito(a), num estado de insegurança e com dificuldades no exercício da profissão, o que o conduz a frustrações, problemas emocionais e físicos que afetam a autonomia e subjetividade, além de proporcionar uma apatia profissional. Por meio da análise, foi possível identificar e estudar as dificuldades de trabalho do(a) docente de instituições de ensino públicas municipais. Esse contexto envolve complexidades e obstáculos, os quais exigem melhorias no processo estrutural e organizacional, nas condições do trabalho docente e no papel do Estado e de todos os envolvidos. Assim, a valorização dos(as) profissionais da educação poderá acontecer diariamente nas instituições de ensino públicas, demonstrando a importância desse(a) profissional na esfera social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration165pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3015pt_BR
dc.orcid.putcode82269610-
dc.crossref.doibatchid834c9b56-b0d8-4401-96c1-e5769e6f047e-
dc.subject.autorizadoEducação básicapt_BR
dc.description.embargo2022-02-19-
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